Rio2C abre inscrições para que editoras e autores apresentem obras literárias no evento
PublishNews, Guilherme Sobota, 09/02/2023
Pitching Editorial será espaço para editoras, agentes literários e escritores inscreverem seus trabalhos com a possibilidade de apresentá-los ao mercado audiovisual

Pitching no Rio2C 2022 | © Rio2C
Pitching no Rio2C 2022 | © Rio2C
O Rio2C – um dos maiores eventos do mercado de criatividade da América Latina, que em 2023 ocorre entre os dias 11 e 16 de abril, na Cidade das Artes, no Rio – abre este ano pela primeira vez oportunidades focadas no mercado editorial. A partir desta quinta-feira (9), editoras, agentes literários, autores com ideias originais independentes ou representados podem se inscrever no Pitching Editorial do evento, visando o mercado audiovisual.

Os participantes (CPF ou CNPJ) podem apresentar uma obra literária ou uma história em quadrinhos que poderão se transformar em livro, filme ou série. Somente poderão se inscrever obras inéditas, com ou sem contrato com editoras.As ideias serão ouvidas por uma banca composta por produtores, editoras e agentes literários. As inscrições podem ser feitas neste link.

"O objetivo da iniciativa é fomentar negócios no setor editorial, estabelecendo pontes entre autores independentes e agentes de editoras, conectando obras literárias ao segmento audiovisual para adaptações", segundo o evento. Em seguida, haverá uma etapa curatorial – portanto, a inscrição não garante a participação no pitching.

Também nesta quinta-feira, às 17h30, o Rio2C promove um encontro virtual para tirar dúvidas sobre o projeto. O evento ao vivo será uma apresentação na plataforma Zoom, na qual haverá espaço para perguntas dos participantes. As inscrições para o tira dúvidas podem ser feitas aqui.

As inscrições serão realizadas por meio de formulário individual disponível no site do rio2c.com, entre os dias 9 e 25 de fevereiro de 2023. As inscrições são gratuitas.

"Trazer o mercado editorial para o Rio2C já era um desejo antigo", explica a head de mercado do Rio2C, Susana Campos. "Estamos construindo essa iniciativa desde 2019 e agora, com muita alegria, conseguimos colocar em prática com a primeira edição do pitching editorial. Como a indústria criativa se alimenta das propriedades intelectuais, percebemos a importância de inserir o mercado editorial na programação do evento. A ideia é criar oportunidades de relacionamento e estabelecer pontes entre empresas e criadores do mercado editorial com os mais diversos segmentos da indústria criativa".

Pitching Creator

Outra novidade apresentada pelo Rio2C este ano é o Pitching Creator, uma conexão entre criadores de conteúdos independentes com produtores e players do mercado audiovisual. Os participantes, pessoas físicas ou jurídicas, vão poder apresentar uma obra original (games, podcasts, webseries, curta-metragens, contos e artigos) com a possibilidade dela se transformar em projetos de longa-metragem ou série. As obras serão submetidas a uma comissão julgadora, formada por produtoras e players (executivos de plataformas de streaming, distribuidoras, agregadoras, canais de TV, entre outros). As inscrições para este evento podem ser realizadas aqui.

Tira dúvidas – Pitching editorial

A equipe de Mercado do Rio2C fará um encontro online apresentando as oportunidades do pitching Editorial e Creator.

Quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023, 17h30.

Inscrições aqui.

Rio2C

O Rio2C retorna à Cidade das Artes, de 11 a 16 de abril de 2023, com mais de 500 painéis e mais de mil palestrantes. "O conceito de soft power – que se traduz em uma influência indireta capaz de moldar desejos e preferências através da cultura, valores políticos e políticas externas –, é o tema norteador" deste ano, segundo o evento.

Dois novos palcos – o “Arts & Crafts", dedicado a design, moda e arquitetura, e o “Game+”, destinado ao universo dos jogos eletrônicos – se somam aos nove espaços multidisciplinares que já ocuparam a Cidade das Artes em 2022. São eles: “Global Stage”; “Storyvillage”; “Brainspace”; “House of Brands”; “Biodom”; “New Frontier”; “Future U”; “Soundbeats”; “Screening Room”.

Entre a programação de painéis já anunciada, está uma conversa entre o casal alemão Baran bo Odar e Jantje Friese, criadores da série Dark, bem como um bate-papo do cineasta Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O jardineiro fiel e Ensaio sobre a cegueira) com o produtor canadense Niv Fichman (O violino vermelho e O quarto proibido e Ensaio sobre a cegueira).

O futurista Brett King, autor do livro The Rise of Technosocialism: How inequality, AI and climate will usher in a new world, Pam Kaufman, presidente e CEO para mercados internacionais da Paramount, e a cantora Ludmilla também estão entre os primeiros 50 palestrantes confirmados na edição.

Outros pitchings previstos no evento englobam os mercados de música e startups. A programação completa será anunciada em breve.

[09/02/2023 09:00:00]