Secretaria de Cultura do RJ lança concurso de contos voltado para autores do estado
PublishNews, Redação, 08/02/2023
Em parceria com a Imprensa Oficial e o PublishNews, concurso Contos RJ irá premiar 20 trabalhos; inscrições vão até 15/03

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência de Leitura e Conhecimento, em parceria com a Imprensa Oficial do Rio de Janeiro, abriu as inscrições para a primeira edição do Concurso Cultural Contos RJ. O edital pode ser visto aqui e as inscrições são feitas por este link.

Voltado para autores residentes no Rio de Janeiro, novos ou já consagrados, o prêmio – que conta ainda com o apoio do PublishNews na divulgação – irá selecionar 20 textos inéditos na modalidade Conto e dentro do tema "Um olhar sobre o amanhã". As inscrições ficarão abertas até 15 de março e o material selecionado será reunido em um único livro, com edição física, que será publicado pela Imprensa Oficial.

"A nossa gestão tem tentado olhar para o universo do livro e da leitura a partir de várias possibilidades: produção, fomento, os escritores e mais. O concurso é algo que gostaríamos de colocar em prática o quanto antes e com o apoio dos parceiros, conseguimos lançar", explica Yke Leon, superintendente de leitura e conhecimento da Secretaria.

A convocatória irá contemplar dois candidatos por região do estado, atendendo de forma igualitária às dez áreas administrativas e buscando evidenciar as diferenças de cada lugar, particularidades e regionalidades. Os autores ainda receberão premiação no valor de R$1 mil como forma de fomento à arte fluminense.

Ao todo, serão 36 jurados, a metade composta por servidores da secretaria com relação ao livro e leitura, como escritores, professores e profissionais do livro; e a outra metade, composta por pessoas externas e com alguma relação com a cultura literária. "Escolhemos os jurados pensando em ter uma pluralidade de vozes e olhares e com o objetivo de deixar o concurso ainda mais atrativo", conta Yke.

Poderão participar do prêmio pessoas físicas brasileiras ou naturalizadas, a partir de 18 anos de idade, residentes no estado do Rio de Janeiro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail concursoslc2023@gmail.com e mais informações podem ser encontradas clicando aqui.

Próximos planos

Ainda no primeiro trimestre, a Secretaria de Cultura indicou que irá lançar um outro edital com um grande volume de recursos e destinado à literatura de um modo geral. Mais informações serão disponibilizadas a partir de março.

[08/02/2023 09:00:00]