Sabrina Gottschlisch lança obra contemplada pelo ProAC
PublishNews, Redação, 03/02/2023
‘Através de nós’, lançado pela Editora Paraquedas, aborda temas como relação entre mães e filhas e saúde mental; Lançamento acontece dia 5 de fevereiro, na Martins Fontes Paulista, a partir das 15h

Contemplada no ProAC, edital cultural do estado de São Paulo, a escritora Sabrina Gottschlisch lança pela Editora Paraquedas o romance Através de nós, uma saga focada nas mulheres de uma mesma família. “O que me motivou a escrever o livro foi contar partes da minha vida, uma vez que cresci numa família comandada por mulheres, de forma ficcionalizada”, ressalta. O evento de lançamento acontece dia 5 de fevereiro, a partir das 15h, na Livraria Martins Fontes Paulista (Av. Paulista, 509 - São Paulo / SP).

De acordo com a autora, a grande inspiração para a composição da obra foi o livro Casa dos espíritos, da chilena Isabel Allende. “Esta leitura acendeu em mim a vontade de escrever sobre uma família matriarcal, como a minha”, resume. No livro, a história é rememorada por Matilda, que faz parte da quarta geração e que vive o luto pela morte de sua mãe. No avião, durante a viagem para cumprir os ritos fúnebres, a protagonista decide escrever a saga das mulheres que vieram antes dela. “Uma história que não tem começo nem fim, que simplesmente segue adiante, como todas nós seguimos. Grande parte dessa trama foi minha mãe quem me contou ou deixou escrita em cartas e cadernos que fui encontrando ao longo do tempo. Para ela, escrever era uma estratégia de sobrevivência”, diz um dos trechos no início da obra.

Gottschlisch começou a escrever textos literários em 2019. “Sempre fui uma leitora ávida e escrevia academicamente, mas com a pandemia, me animei a escrever um livro sobre minha experiência com meu filho mais velho, que é atleta. Publiquei este texto como e-book independente. Depois disso não parei mais de escrever. Participei de várias coletâneas, revistas literárias, entrei para um coletivo de escritoras e, por fim, ganhei o ProAC”, lembra.

Além de Casa dos espíritos, a escritora aponta que todos os livros da francesa Annie Ernaux (Prêmio Nobel de Literatura) publicados no Brasil influenciam diretamente a obra. “Eles têm a mesma pegada intimista que tentei imprimir ao meu”, sinaliza. Entre suas referências atuais, ela destaca as contemporâneas, como Aline Bei, Mariana Salomão Carrara, Dia Nobre, Maria Valéria Rezende, Bernardine Evaristo, Chimamanda Ngozie Adichie, Rosa Montero e Elena Ferrante. “Mas durante a minha vida, li Simone de Beauvoir, bell hooks, Isabel Allende e Lygia Fagundes Telles”, enumera.

Serviço:

Lançamento do livro Através de nós (Editora Paraquedas), de Sabrina Gottschlisch

Quando: 5 de fevereiro

Onde: Livraria Martins Fontes Paulista

Endereço: Av. Paulista, 509 - Bela Vista, São Paulo

Horário: das 15h às 18h

[03/02/2023 09:00:00]