
A Feira do Livro de Londres – um dos eventos internacionais mais importantes para o mercado editorial mundial do primeiro semestre, marcada para 18 a 20 de abril – anunciou os palestrantes que participarão da atração principal do evento, no Main Stage. Além disso, também já estão abertas as inscrições para a edição de 2023 para os profissionais do setor: de editores e negociadores aos profissionais de direitos autorais e licenciadores globais, incluindo os demais envolvidos na negociação de direitos.
O palco principal terá três dias de palestras e painéis liderados por grandes nomes do mercado editorial e que falarão – dentre outros temas – sobre os custos de se fazer negócios nesse mercado, as adaptações literárias para telas, a sustentabilidade na publicação de livros e como atrair a próxima geração de profissionais para o mercado editorial.
“Temos a honra de apresentar este ano uma seleção de grandes sucessos da indústria, desde organizações editoriais internacionais a editoras independentes, autores de vendas multimilionárias, varejistas de livros e executivos de mídia. O Palco Principal será uma oportunidade para debates e discussões imperdíveis, e estamos ansiosos para ouvir os insights e inovações deste conjunto de palestrantes líderes mundiais”, adiantou Gareth Rapley, diretor da Feira, em comunicado.
Entre os nomes confirmados estão Brian Murray, presidente e CEO da HarperCollins, que abrirá o programa já no dia 18 de abril (terça-feira). Ele deve falar sobre as perspectivas da sua editora e sobre como a indústria do livro pode se preparar para o crescimento em um cenário em mudança.
No mesmo dia, Karine Pansa, presidente da International Publishers Association (IPA), estará ao lado de Bodour Al Qasimi, ex-presidente da associação e presidente da Emirates Publishers Association (EPA); e Nigel Newton, presidente da Publishers Association (PA) para falar sobre o valor do crescimento do mercado de livros e do número de leitores no mundo digital de hoje. Quais são os desafios e oportunidades neste ecossistema em mudança e como os modelos de negócios podem ser continuamente adaptados?
A programação da Feira terá ainda conversas com os autores Colson Whitehead, Dapo Adeola, Ann Cleeves e Robin Stevens – os autores do dia – e painéis sobe os custos de se fazer negócios no mercado editorial (tema também abordado na Feira de Frankfurt em 2022), direitos autorais, a inclusão e representatividade no mundo do livro; publicações independentes; o que a indústria do livro pode fazer para abordar os principais tópicos da sociedade; e a liberdade de publicação.
A programação completa você confere clicando aqui.