Publishers Association cria plano de ação e inclusão para o mercado editorial
PublishNews, Redação, 31/01/2023
Compromissos para as empresas editoriais já conta com adesão de 21 editoras, entre elas Penguin Random House, Hachette e HarperCollins

A Publishers Association (PA) lançou nesta terça (31) um Plano de Ação e Inclusão para o mercado editorial mundial. A lista de editoras reúne – até o momento – 21 casas, entre elas grandes grupos como Penguin Random House, Hachette, HarperCollins, Pearson UK, Bloomsbury e Bonnier Book UK, que se comprometeram com o projeto.

O plano tem um conjunto de dez compromissos para as empresas editoriais no período de 2023 a 2026 e se baseia no primeiro Plano de Ação e Inclusão lançado em 2017.

Entre as etapas do plano estão o compromisso de desenvolver e incorporar uma política de inclusão definida e conduzida pela liderança sênior, que pode incluir a nomeação de uma pessoa que será responsável por reportar ao conselho ou comitê de gestão e coletar dados relevantes de todos os setores. Isso inclui o compromisso de preencher a pesquisa de força de trabalho da PA uma vez a cada dois anos e considerar a representação além dos funcionários diretos.

O documento ainda prevê que as empresas se comprometam a garantir que todos os funcionários participem de treinamento inclusivo ou tenham oportunidades de aprender; proporcionar oportunidades de trabalho flexível, híbrido, ágil e em tempo parcial; criar caminhos claros de progressão na carreira; criar oportunidades de contratação de grupos sub-representados; trabalhar para a equidade salarial, incluindo a transparência salarial, entre outros tópicos.

O plano completo pode ser conferido clicando aqui.

A força de trabalho no mercado editorial no Reino Unido

O plano de ação lançado pela Publishers Association foi lançado em conjunto com a pesquisa Força de trabalho: diversidade, inclusão e pertencimento em 2022 no Reino Unido. O estudo constatou – dentre outros dados – que mulheres continuam a dominar a força de trabalho, respondendo por dois terços dos entrevistados (66%), com uma proporção crescente de liderança executiva e cargos de alta gerência ocupados por mulheres (56% e 60%, respectivamente).

A representação LGBT+ também aumentou, com 15% (em 2021 eram 13%) dos entrevistados se identificando como lésbicas, gays, bi ou outra identificação.

Além de se comprometer com o plano mais recente, os editores também foram solicitados a trabalhar em direção a novas metas para sua força de trabalho no Reino Unido, que devem refletir a demografia nacional em todos os níveis de função, raça e etnia, origem socioeconômica, deficiência, gênero e orientação sexual.

Dan Conway, CEO da PA, frisou os avanços no mercado editorial do Reino Unido nos últimos anos. “Através do trabalho árduo de todos na indústria editorial, fizemos grandes progressos quando se trata de diversidade, inclusão e igualdade. Desde o lançamento de nosso primeiro plano em 2017, vimos incursões significativas em muitas características, mas não há tempo para complacência. Estamos orgulhosos de lançar nosso novo Plano de Ação de Inclusão para reunir nossos membros e empresas de todo o setor, quebrar ainda mais as barreiras e promover mudanças reais e significativas”, concluiu, em entrevista ao The Bookseller.

[31/01/2023 08:00:00]