Âyiné realiza evento para discutir obra dedicada a Pasolini
PublishNews, Redação, 30/01/2023
Encontro na Livraria Travessa de Pinheiros ocorre no dia 2/2 e contará com a participação de Maria Betânia Amoroso e Vinícius Nicastro Honesko

A editora Âyiné e a Livraria da Travessa de Pinheiros (Rua dos Pinheiros, 513 – São Paulo / SP) se unem para celebrar a figura de Pier Paolo Pasolini. O cineasta italiano, que em 2022 recebeu diversas manifestações por conta de seu centenário, é analisado na obra Pasolini – O fantasma da origem, do psicanalista Massimo Recalcati. O evento, marcado para esta quinta (2 de fevereiro), a partir das 19h, parte da obra de Recalcati para discutir um dos maiores intelectuais da Itália.

A conversa terá a participação de Maria Betânia Amoroso, professora colaboradora no Departamento de Teoria Literária da Unicamp e pesquisadora da obra de Pasolini, e de Vinícius Nicastro Honesko, professor Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento é gratuito.

Pasolini – o fantasma da origem, de Massimo Recalcati, é a tentativa de trazer à tona a complexidade daquele que talvez tenha sido um dos últimos intelectuais públicos, uma complexidade que emerge banhada não só de antíteses, como vida individual e coletiva, mas também de aparentes contradições entre conservadorismo e o mais alto grau de subversão, entre uma sacralização do milagre do mundo e um ateísmo marxista – “cristianismo ateu”, como coloca Recalcati. O livro foi publicado pela Âyiné em 2022 com tradução de Cezar Tridapalli.

[30/01/2023 09:00:00]