
De acordo com o jornal, as vendas de paperbacks como um todo aumentaram em 2022, com variação de volume de 1% e valor de 2,2% em relação aos períodos disponíveis de 2021. As vendas na categoria Ficção estavam impulsionando o boom, aumentando 7,2% em volume e 12% em valor contra 2021.
Ainda assim, os livreiros acreditam que não há motivo para alarde. As edições mais trabalhadas e especiais, como as de capa dura, ainda chamam à atenção dos leitores que desejam ter uma biblioteca com livros mais trabalhados. As editoras britânicas também devem começar a notar a alteração no consumo; talvez, seja mais vantajoso primeiro lançar uma opção mais barata ao consumidor, ao invés das caras edições de capa dura.
Nick Webb, co-proprietário do The Rabbit Hole em Brigg, Lincolnshire, disse que “muitas pessoas que são atraídas para questionar se temos um título específico acabam dizendo que vão esperar pelo livro de bolso, especialmente se for de um autor de estreia, não testado. E, nesse ínterim, eles frequentemente compram uma cópia barata em uma loja de caridade ou pegam uma cópia emprestada de um amigo. Tudo isso demonstra vendas perdidas para nós mesmos, para a editora e, por fim, para o autor”.
Ross Bradshaw, proprietário da Five Leaves Bookshop em Nottingham, disse que a livraria reduziria suas compras de capa dura este ano, enquanto Kevin Duffy, da editora independente Bluemoose Books, disse: “As livrarias estão definitivamente encomendando menos lançamentos em capa dura”.
Wayne Winstone, proprietário da Winstone's Books em Sherborne, em Dorset, disse ao The Bookseller: “A inflação de preços em torno dos livros de capa dura é uma preocupação. Se quisermos descobrir novos talentos e encorajar os clientes a se arriscarem em um novo escritor, eu recomendo que os editores repensem esse cenário econômico.”
A agente literária Madeleine Milburn, da The Madeleine Milburn Literary Agency, notou que 10 anos atrás, os livros de capa dura eram reservados para ficção literária e autores de marcas e a maioria da ficção comercial era publicada diretamente em livros de bolso do mercado de massa. Ela acrescentou: "Provavelmente veremos esse retorno devido ao aumento do custo de um livro de capa dura." Livros de capa dura estavam se tornando um luxo, disse ela.