Mesmo com Black Friday, setor de livros recua na PMC de novembro de 2022
PublishNews, Redação, 16/1/2023
Apesar da queda pontual, IBGE aponta trajetória positiva para a atividade ao longo do ano

Livraria Martins Fontes na Av. Paulista | © Divulgação
Livraria Martins Fontes na Av. Paulista | © Divulgação
Em novembro de 2022, o volume de vendas do comércio varejista caiu 0,6%, frente a outubro, na série com ajuste sazonal da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, divulgada na semana passada. Mesmo com a Black Friday, o setor de Livros, jornais, revistas e papelaria recuou 2,7% em relação a outubro.

“A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria, apesar da queda de novembro, teve uma trajetória muito positiva ao longo do ano. Em janeiro de 2022, ela estava 65,8% abaixo do patamar pré-pandemia e, em setembro, estava 33,1% abaixo. É uma atividade que teve quedas fortes, mas veio se recuperando até setembro, quando os resultados negativos apresentaram um rebatimento dessa trajetória de crescimento”, analisa o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, em nota.

De acordo com o pesquisador, a Black Friday, que ocorre anualmente no fim de novembro, não resultou em números muito positivos para o comércio varejista em 2022. Uma atividade que costuma ficar mais aquecida no período é a de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, que também recuou após dois meses de crescimento expressivo.

“Esse desempenho mais fraco da Black Friday contribui fortemente para o resultado negativo do setor varejista em novembro. As condições macroeconômicas, como a falta de crescimento de crédito, a alta dos juros, a estabilidade do valor do Auxílio Brasil e a volta da inflação, acabam impactando a renda das famílias e diminuem o consumo”, explica Cristiano.

Vendas avançam 1,5% na comparação com novembro de 2021

Frente a novembro de 2021, as vendas do varejo cresceram 1,5%. Esse é o quarto resultado positivo consecutivo desse indicador. Em novembro, cinco das oito atividades pesquisadas avançaram, incluindo Livros, jornais, revistas e papelaria (1,1%).

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os resultados completos podem ser consultados no Sidra, sistema do IBGE.

Tags: Black Friday, PMC
[16/01/2023 09:58:19]