Assembleia em Curitiba vai eleger integrantes do Plano Municipal do Livro
PublishNews, Redação, 16/01/2023
Votação ocorre nesta terça-feira (17) e vai escolher membros da sociedade civil na equipe do Plano

Foto: Cido Marques/FCC
Foto: Cido Marques/FCC
O Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Curitiba (PMLLLB) foi aprovado em 2016, mas ainda não saiu do papel. Amanhã (17), um passo importante será dado nessa direção: ocorre a primeira Assembleia de Votação para formar o time que colocará o plano em prática. A partir das 19h, o publico poderá comparecer no Casarão da UPE (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1157 – Curitiba / PR) para escolher quatro representantes da sociedade civil que integrarão a equipe.

A Comissão deverá seguir o conjunto de diretrizes para a criação e manutenção de políticas de seu setor. Sua composição será de 13 pessoas, todas envolvidas na área de literatura da cidade. Como principal objetivo está o desafio de organizar estratégias nos eixos de democratização do acesso, fomento à leitura e à formação de pessoas mediadoras, valorização institucional da leitura e de seu valor simbólico e desenvolvimento das cadeias produtiva e criativa do livro.

Além disso, o foro visa expandir a profissionalização, acesso a editais, ocupação de espaço, participação em eventos e divulgação de quem atua com circulação, formação de leitores, tradução, livrarias, editoras, oficinas, contação de história, poesia, slam, mediação de leitura, bibliotecas, pesquisas, produção ou escrita em Curitiba.

Vale destacar que a realização da Assembleia é fruto de mobilização ao longo de 2022 do Foro Setorial do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas de Curitiba, organização da sociedade civil que reúne agentes de todos os eixos literários, e do Conselho Municipal de Literatura junto à Fundação Cultural de Curitiba e Secretaria Municipal de Educação, órgãos definidos como responsáveis pela convocação da Assembleia.

[16/01/2023 11:00:00]