Curso Livre de Preparação de Escritores da Casa das Rosas está com inscrições abertas
PublishNews, Redação, 12/01/2023
Realizado há 10 anos, o curso gratuito já incentivou centenas de autores iniciantes a publicarem suas obras literárias, promovendo um incentivo à criação literária

O Centro de Apoio a Escritores (CAE) da Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura está com inscrições abertas para o Curso Livre de Preparação de Escritores na categoria adulto, por meio do site do museu, até o dia 5 de fevereiro de 2023.

O curso é gratuito e promove um exercício livre do potencial criativo por meio da palavra escrita. O objetivo é contribuir para a criação literária em todas as suas etapas e gêneros, além de proporcionar capacitação técnica e recursos de profissionalização para autores iniciantes e pessoas que queiram escrever e publicar as próprias obras literárias.

Trata-se de uma formação anual que consiste em oito módulos mensais, com oito encontros de 2h cada, às quartas e sábados. Os assuntos dos módulos oferecem aos alunos uma experiência ampla e consistente de formação literária sobre gêneros, técnicas, estilos, obras e autores relevantes, sem um caráter acadêmico e privilegiando os aspectos criativos da linguagem, tanto em prosa como em poesia.

Compõem o corpo docente deste ano o escritor e professor de escrita criativa Marcelo Maluf — autor do livro de contos Esquece tudo agora (Terracota, 2012), e do infantil As mil e uma histórias de Manuela (Autêntica, 2013). E Isabella Martino, escritora, professora de literatura, pesquisadora e comunicóloga. Martino é fundadora e coordenadora do Clube de Poesia da Biblioteca Mário de Andrade e também conduz a comunicação do Círculo de Poemas, projeto em parceria da Editora Fósforo e Luna Parque.

Para participar do processo seletivo é necessário ter mais de 18 anos, preencher o formulário disponível no site do museu e enviá-lo junto com uma pequena amostra de seu trabalho em prosa ou poesia. Os candidatos poderão se inscrever para os dois gêneros literários, desde que enviem um trabalho para cada, porém só cursarão uma das categorias.

Criado em 2013, o CLIPE já contribuiu com o aperfeiçoamento de 660 escritores, resultando em mais de 100 títulos publicados, muitos deles com prêmios de incentivo para publicação. Na edição deste ano serão oferecidas 90 vagas, sendo 45 vagas para cada gênero literário e haverá lista de espera para 10 candidatos por turma. Os candidatos aprovados receberão um e-mail e/ou telefonema confirmando a participação. As aulas serão online, às quartas-feiras, das 19h às 21h, e sábados, das 14h às 16h, com início previsto para o dia 4/3/2023.

No caso de dúvidas, acesse o campo do Centro de Apoio a Escritores (CAE) no site do museu.

A Casa das Rosas integra a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis.

[12/01/2023 09:00:00]