Oficinas e exposições na programação de janeiro da Rede de Museus-Casas Literários de SP
PublishNews, Redação, 10/01/2023
Programação é gratuita e inicia o ano de 2023 atraindo interessados em literatura, poesia e ferramentas de comunicação audiovisual

A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, preparou uma programação diversificada para iniciar o ano de 2023, que inclui oficinas de roteiro para podcasts narrativos e curta-metragens, exposição de periódicos brasileiros e estrangeiros que ilustram a modernidade e clube de leitura com Poesia de Cordel. A agenda é composta por atividades presenciais e virtuais, com algumas precisando de inscrição.

Na Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37 – São Paulo /SP) o Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura realizará o curso Escritas Fora do Centro, com a escritora, professora e articuladora cultural Bruna Mitrano. A atividade é promovida pelo Centro de Apoio a Escritores do museu e pretende abordar autoras periféricas contemporâneas, explorando a diversidade de vozes e linguagens em sua relação com as questões de subjetividade e de política no cenário urbano. O curso ocorre às terças-feiras, 17, 24 e 31 de janeiro, 7 e 14 de fevereiro, das 19h às 21h, por meio de plataforma virtual. As inscrições podem ser feitas aqui.

O museu também oferece no mês de janeiro a oficina online Roteiro para Podcasts Narrativos com o produtor, roteirista e editor de áudio Ricardo Terto, às quartas-feiras, 18 e 25 de janeiro e 1 e 8 de fevereiro, das 19h às 21h. A atividade tem como objetivo auxiliar aqueles que pretendem dar os primeiros passos no mundo profissional dos podcasts ou criar seus próprios conteúdos, fazendo isso de forma participativa e prática, com a elaboração de um projeto durante a oficina. As inscrições podem ser feitas aqui.

Já a Casa Mário de Andrade (Rua Lopes Chaves, 546 – São Paulo / SP) realizará nos dias 19 e 26 de janeiro e 2 e 9 de fevereiro, das 19h às 21h, o curso Mitologia, Literatura e Cinema: O Imaginário de Macunaíma, com Carlos Gonçalves, pós-doutorando em Comunicação e Audiovisual pela ECA-USP e Doutor em Ciências Sociais - Antropologia (PUC-SP). O curso online pretende analisar a construção do imaginário simbólico e estético do personagem Macunaíma, do romance de Mário de Andrade, além de discutir a diversidade cultural brasileira destacando os elos entre mitologia, tradição e modernidade na literatura e no cinema. As inscrições podem ser feitas aqui.

O museu também oferece o Clube de Leitura Casa Mário de Andrade, organizado por Lucineide Vieira, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUC-SP e Professora Orientadora de Sala de Leitura na Rede Municipal de Educação de São Paulo, e por Josué Gonçalves de Araújo, escritor de poemas de cordel e responsável pela Editora Areia Dourada. Como convidado deste encontro teremos Costa Senna, ator, compositor, cantor e poeta, que apresentará o seu cordel A arte de governar o teimoso mundo cão. A atividade será no dia 28 de janeiro, das 16h30 às 18h em formato híbrido — tanto presencial quanto virtual. Os interessados em participar virtualmente devem se inscrever neste link, e aqueles que preferirem o presencial devem se inscrever neste link.

Na Casa Guilherme de Almeida, a exposição O Moderno em Revista: Vanguardas do século XX em publicações do acervo de Guilherme de Almeida está instalada no museu até o dia 5 de março de 2023. A Mostra traz periódicos estrangeiros e brasileiros que ilustram a história da modernidade e pode ser visitada gratuitamente, de terça-feira a domingo das 10h às 18h, no museu localizado no Sumaré, zona oeste de São Paulo. Não há necessidade de inscrição.

E para fechar os destaques da programação de janeiro da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, a Casa Guilherme de Almeida realizará o curso Roteiro de curta-metragem: Do documentário à ficção, com Roney Freitas, bacharel em Audiovisual pela ECA-USP, autor de curtas selecionados em diversos festivais nacionais e internacionais, programado para terça a quinta-feira, dia 31 de janeiro e dias 1, 2, 7, 8 e 9 de fevereiro, das 18h30 às 21h. A atividade será presencial, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida, e tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos e experiências próprias no desenvolvimento de argumentos e projetos de curta-metragem em cinema. As inscrições podem ser feitas nesse link.

Acompanhe a agenda completa no site de cada instituição: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade.

[10/01/2023 11:00:00]