Hachette Book Group anuncia estratégia de redução de emissões de carbono
PublishNews, Redação, 05/01/2023
Editora visa cortar 30% de suas emissões até 2030; impacto no mercado editorial deve ser grande

Foto de Hachette Livre
Foto de Hachette Livre
Seguindo a tendência global de controle da crise do clima e da energia, a Hachette Livre – empresa dona da Hachette Book Group e subsidiária da Lagardère SA – anunciou uma estratégia de redução das emissões de carbono. Com a meta ambiciosa de reduzir em 30% suas emissões até 2030, a editora pretende buscar sistemas de operações mais ecológicos e eficientes.

Em 2021, a empresa reportou € 2,5 bilhões em receita e o total de seus negócios compreende mais de 200 selos, que juntos publicam cerca de 16 mil novos títulos por ano em uma dúzia de idiomas (principalmente inglês, francês e espanhol).

As iniciativas foram anunciadas no final do ano passado em um relatório da companhia apelidado do “Plano da Biodiversidade". O plano da empresa tem metas como: a redução do uso de plástico e de 30% da proporção de livros triturados; diminuição de 26% da intensidade de carbono na fabricação do papel, e de 18% na impressão e na encadernação de livros; redução no frete upstream e downstream; e utilização de 100% de energia renovável até 2026.

Para isso, a companhia deverá focar nas operações de estoque, no uso de dados para calcular possibilidades e permitir que as vendas sejam otimizadas, na redução de devoluções, na otimização das entregas, redução de volumes de entregas e na produção local, diminuindo a distância entre o consumidor e o transporte.

Além disso, as emissões serão travadas com novos meios de transportes, mais limpos; a troca do óleo pela eletricidade, a instalação de painéis solares, treinamentos com os funcionários e otimização do uso de energia. Seguindo a tendência da sustentabilidade, a empresa também se comprometeu a iniciar negócios com outras companhias que favoreçam os critérios ambientais e a diminuição das emissões de carbono.

Desde 2009, a Hachette mede suas emissões de Escopo 3 (aspectos do trabalho sem contar edifícios e veículos) com a ajuda da empresa de consultoria em clima e descarbonização de energia Carbone 4. A divisão americana da editora reportou que, em 2021, 99,9% de seu uso de papel veio da fibra reciclada da Forest Stewardship Certified e Sustainable Forestry Initiative. A fibra reciclada representou 8,3% do uso geral de papel da HBG, uma queda de 10,8% em relação a 2020 e uma redução de 17,6% na tonelagem reciclada.

“Esses declínios foram devido a uma falta de fibra reciclada disponível”, disse Sophie Cottrell, vice-presidente sênior de comunicações corporativas da HBG. “Continuamos comprometidos em adquirir papéis reciclados quando estiverem disponíveis no mercado e em pressionar nossos fornecedores a integrar fibra reciclada em mais produtos de papel”.

Tags: Hachette
[05/01/2023 11:00:00]