Com vendas em baixa, Amazon deve cortar 18 mil empregos na Europa
PublishNews, Redação, 05/01/2023
Demissões serão informadas até 18 de janeiro; a empresa ainda não especificou quais países europeus serão afetados e nem se mais filiais em diferentes continentes também terão cortes

A Amazon deve cortar mais de 18 mil empregos na Europa. O anúncio feito pela empresa em um comunicado aos funcionários vem após o reporte de vendas em baixa. Até agora, espera-se que as demissões aconteçam apenas nos setores de RH e lojas, incluindo espaços Amazon Fresh and Go. A decisão final da empresa será anunciada até 18 de janeiro.

A multinacional, que emprega 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo, passa por uma desaceleração do seu crescimento, com queda nas receitas de publicidade e vendas. Com a inflação europeia caindo, seguida pelo alto custo de vida, muitos consumidores optam por guardar dinheiro, economizando e investindo para o futuro.

Na declaração aos funcionários, o CEO Andy Jassy disse que a revisão anual foi “mais difícil dada a economia incerta” e ao rápido crescimento da força de trabalho da empresa. Em novembro, a Amazon já tinha anunciado que cortaria diversas funções, como nos negócios de Dispositivos e Livros, Pessoas, Experiência e Tecnologia; além de congelar investimentos em armazéns, na iniciativa de robôs para entrega e nos desenvolvimentos de novas funções da inteligência artificial da empresa, a Alexa.

“A Amazon resistiu a economias incertas e difíceis no passado e continuaremos a fazê-lo”, continuou Jassy. O CEO acrescentou que a equipe trabalharia para apoiar os afetados e fornecer pacotes que incluem pagamento de direitos, benefícios de seguro de saúde transitórios e apoio na colocação de empregos.

Tags: Amazon
[05/01/2023 10:00:00]