
"A Flip está programada para ser realizada em julho de 2023, época do ano em que ela proporciona os maiores benefícios para a população de Paraty", diz a Flip via assessoria de imprensa, em nota ao PublishNews na noite de segunda-feira (19). "No entanto, seu Plano Anual – que deveria ter sido aprovado no 1⁰ semestre de 2022 na Lei de Incentivo à Cultura – não foi aprovado até agora. Por este motivo os patrocinadores ainda não puderam oficializar suas contribuições neste mês de dezembro, historicamente o mês mais importante para a definição dos valores disponíveis para patrocínio por conta do encerramento do ano fiscal. Devido a esta indefinição por parte do governo, a Flip ainda não tem como oficializar a data da 21ª edição da festa".
No sistema VerSalic, vinculado à atual Secretaria Especial de Cultura, um projeto de pouco menos de R$2 milhões – apresentado pela Associação Casa Azul e voltado para a realização da Festa em 2023 – aponta a autorização para a captação de recursos. Segundo a Flip, porém, esse valor é insuficiente para a realização do evento, e a parcela principal do orçamento da Festa depende da aprovação do Plano Anual da Associação – o que ainda não ocorreu.
"No último ano a aprovação foi difícil e demorada, e o limite imposto pela Secretaria de Cultura foi de R$4 milhões, um corte de 50% para cobrir os custos da Flip, incluindo as fundamentais ações de permanência", diz ainda a Flip.