Publicidade
Publicidade
Sabatina PublishNews com Dante Cid vira episódio do Podcast
PublishNews, Redação, 19/12/2022
Conversa com presidente da SNEL trouxe novidades, em primeira mão, sobre a Academia Editorial Junior idealizada pelo sindicato

O presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Dante Cid, foi o convidado da 11ª edição da Sabatina PublishNews. Transmitida pelo Youtube, Facebook e LinkedIn do PN, a conversa virou um episódio do Podcast do PublishNews.

Dante Cid é vice-presidente de Relações Institucionais para a América Latina da editora Elsevier. Foi eleito presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) em novembro de 2021 e além da presidência no SNEL, Dante também é presidente do Instituto Pró Livro (IPL) e representante dos editores brasileiros na International Publishers Association (IPA).

Durante a conversa, Cid anunciou, em primeira mão, o lançamento da Academia Editorial Junior, projeto do sindicato para 2023. Prevista para começar no início do ano que vem, a ação tem como objetivo engajar jovens em situação de vulnerabilidade, unindo a questão social a um maior interesse pelo ofício editorial. “Queremos atrair e oferecer – através de convênios com editoras, gráficas e todos os elos do setor –, vagas para esses jovens para que eles possam aprender um ofício ligado ao setor editorial”, contou. A ação, idealizada pelos jovens-aprendizes que integram a equipe do SNEL será lançada primeiro junto às editoras, para busca de parceiros.

Dante adiantou ainda que ideia é ter também um estande na Bienal do Livro Rio (1º a 10/09) dedicado ao projeto, para exibir o resultado do primeiro ano de experiência da Academia.

Ele foi entrevistado pela seguinte bancada: a diretora de varejo da Livrarias Curitiba, Rute Pedri, o editor do selo Trama do Grupo Ediouro Publicações, André Marinho, e os jornalistas Guilherme Sobota e Talita Facchini, da redação do PublishNews.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Programa desta semana foi até a CCXP, realizada em São Paulo, para conversar com representantes do mercado editorial de quadrinhos e cultura pop
Programa desta semana recebe dois autores que ganharam prêmios recentemente e um curador: Beatriz Bracher, Marcílio França Castro e Rogério Pereira
No episódio da semana, o escritor e influenciador Tiago Valente explica o que pensa sobre o fenômeno da 'leitura performática', tradução da expressão 'performative reading', uma tendência que vem se consolidando nas redes sociais
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa alguns fatos da área do livro e leitura ocorridos em 2025
Um dos principais desafios da indústria livreira é entender como podemos manter vivo o interesse nos livros
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Não existe essa coisa de livro moral ou imoral. Um livro é bem ou mal escrito, e isso é tudo.
Oscar Wilde
Poeta e dramaturgo irlandês
(1856-1900)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar