Fernanda Caleffi Barbetta e Gael Rodrigues entre os vencedores dos prêmios da Cepe Editora
PublishNews, Redação, 14/11/2022
Cada um dos cinco ganhadores recebe R$ 20 mil, além da publicação do livro pela editora; este é 7º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e do 4º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil

Fernanda Caleffi, Dalgo Silva, Gael Rodrigues, Cesar Américo e Moisés Mendoza
Fernanda Caleffi, Dalgo Silva, Gael Rodrigues, Cesar Américo e Moisés Mendoza
A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) divulgou na última semana, os vencedores do 7º Prêmio Cepe Nacional de Literatura e do 4º Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil.

A categoria Romance foi conquistada pela paulista Fernanda Caleffi Barbetta com 1+1=2 2-1=0. O paraibano Gael Rodrigues arrebatou a categoria de Contos com a obra Lila, enquanto o cearense Dalgo (Dagualberto Barboza Silva) ganhou com Meu Amor é político a categoria Poesia. Melhor livro infantil ficou com Dez baleias na estação esperando pelo trem, do carioca César Américo Barreira Cardoso e o infantojuvenil saiu para A última raposa do mundo, do paulistano Moisés Mendoza Baião.

Cada um dos ganhadores receberá uma premiação de R$ 20 mil, além da publicação do livro pela editora.

O livro 1+1=2 2-1=0, de Fernanda Caleffi Barbetta, foi avaliado pela comissão julgadora como “um romance ágil, inovador e lírico, que assume os contornos de uma prosa poética remanescente de Murilo Mendes e Clarice Lispector”. A obra traz como protagonista Izinha que, prestes a completar 15 anos, é aconselhada pela psicóloga a colocar sua história no papel para, dessa forma, compreender melhor o sentimento de inadequação.

Os poemas que compõem o título, Meu amor é político, de Dalgo, mergulham em temas como homofobia, relações afetivas, masculinidade, infância e família, do ponto de vista de um gay. Já na obra Lila, do escritor Gael Rodrigues, os textos têm em comum mulheres do mesmo nome, lugar – a Paraíba em especial – e imagens.

Vencedora da categoria Infantil, Dez baleias na estação esperando pelo trem, de César Américo Cardoso, foi escrito em verso e rima, como se fosse um cordel, e propõe uma leitura divertida a partir de situações surreais do cotidiano. Já o infantojuvenil A última raposa do mundo, de Moisés Mendoza Baião, traz uma narrativa distópica sobre a única raposa que restou na Terra e que vive no último andar de um prédio para fugir da nuvem de fumaça.

A comissão julgadora do 7º Prêmio Cepe Nacional de Literatura foi composta pelos escritores José Luiz Passos, Paloma Vidal e Stephanie Borges. A quarta edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Infantojuvenil foi formada pelos escritores Cícero Belmar, Ana Guadalupe e Ermelinda Ferreira.

Tags: Cepe Editora
[14/11/2022 09:30:00]