Escritora africana Ruby Yayra Goka é publicada no Brasil
PublishNews, Redação, 16/11/2022
FTD Educação, em conjunto com a Accord Literary, lança ‘Mesmo quando sua voz falhar’, que se passa em Acra, capital de Gana que foi escolhida pela Unesco como a Capital Mundial do Livro em 2023

O romance juvenil Mesmo quando sua voz falhar, da autora Ruby Yayra Goka, foi publicado no Brasil pela FTD Educação em parceria com a agência internacional Accord Literary, fundada em 2019 e especializada em autores africanos e literatura infantojuvenil. O anúncio da publicação foi destaque nas matérias do PublishNews em abril.

Com tradução da paulista Nina Rizzi para a versão que vai ocupar as prateleiras brasileiras, a obra se passa em Acra, capital de Gana, que foi escolhida pela Unesco como a Capital Mundial do Livro em 2023. Segundo o comitê da Unesco, a cidade foi selecionada por seu forte enfoque nos jovens e seu potencial para contribuir com a cultura e riqueza do país da África Ocidental.

A história conta sobre a vida de Amerley, uma garota de 16 anos que vive com a mãe e as três irmãs mais novas em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social em Acra. Ela precisa deixar os estudos por não poder arcar com as despesas escolares e passa a ser a responsável por toda a família. A mãe perdeu o emprego e se encontra em um grave estado depressivo, sem forças para cuidar das filhas desde que o pai as abandonou. Certo dia, uma amiga da família vai à casa de Amerley e faz uma proposta a sua mãe: levar a garota para trabalhar na residência da família, que fica em outra cidade. A mudança é bastante sofrida, mas aos poucos Amerley consegue se adaptar. Isso até o dia em que sofre um episódio de violência dentro da casa. A partir daí, precisa decidir entre ficar calada, por medo de que não acreditem nela e a culpem pelo ocorrido, ou ter coragem para dizer a verdade e lutar por seus direitos.

Durante a trama, a jovem aprende o provérbio de onde foi extraído o título do livro: “Fale a verdade, mesmo quando sua voz falhar”, frase que o leitor reconhece quando a protagonista supera um trauma falando a verdade, o que muda seu destino e faz que outras mulheres se encorajem a fazer o mesmo.

O livro de Ruby também é o primeiro fruto de uma parceria que a FTD Educação fez no início do ano com a agência literária internacional Accord Literary, especializada em autores emergentes de países como Gana, Togo, Nigéria, Quênia e Zimbábue.

“Acreditamos que precisamos de histórias 'sobre' a África 'de' escritores africanos e, dessa forma, ajudaremos a mudar algumas informações erradas e estereótipos sobre o continente e sua população. Os autores com quem trabalhamos mostram, através de suas histórias, que a África é um grande continente, com 54 países, e com uma infinidade de pessoas diferentes, com vidas complexas, ricas e realizadas. A narrativa, muitas vezes compartilhada no passado, nega essa sofisticação e riqueza cultural. É hora de compartilhar novas histórias”, explica a publisher da Accord, Sarah Odedina.

[16/11/2022 09:00:00]