Revista E, do Sesc SP, retorna impressa e com novo projeto gráfico
PublishNews, Redação, 09/11/2022
Criada há 28 anos e distribuída de graça em todo o Estado, publicação aborda pautas socioculturais em reportagens, artigos, entrevistas e textos literários

A Revista E, publicação do Sesc São Paulo que discute temas ligados à cultura, comunicação, saúde e bem-estar, com reportagens, artigos, entrevistas e textos literários, divulgou o seu retorno ao modelo impresso com novo projeto gráfico. A edição de novembro da revista marca a nova era da publicação mensal, que tem como objetivos informar seu público sobre as atividades realizadas pelo Sesc e criar vínculo e diálogo com os leitores, numa ação permanente de mediação cultural.

Criada em 1994 e distribuída gratuitamente nas unidades do Sesc SP, a revista chega com nova identidade visual, tamanho ampliado e soluções visuais que facilitam a leitura e promovem a apreciação estética. O novo projeto editorial foi desenvolvido pela equipe de Comunicação do Sesc e o projeto gráfico foi elaborado pela agência Nortearia, dos designers Bruno Thofer e Larissa Ohori.

Em abril de 2020, o Sesc suspendeu temporariamente a impressão da Revista E, em virtude da Covid-19. Em sua versão digital no Portal do Sesc São Paulo, que estava sendo seu meio de contato com os leitores, o conteúdo foi ampliado para multimídia, com vídeos, áudios, álbuns de fotos e links que expandem a experiência de leitura da publicação. Além disso, a revista também aumentou sua presença no Facebook e no Instagram.

"Originalmente criada para organizar a divulgação da programação mensal do Sesc São Paulo, a Revista E foi ampliando seu conteúdo editorial ao longo dos anos, e cresceu em número de páginas e alcance de público. A consolidação da internet e das mídias digitais permitiu que outros suportes fossem pensados e disponibilizados", afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. "Isso significa dizer que, além de informar, é uma proposição que se dedica a ampliar repertórios, provocar o olhar, estimular apreciação estética e a pluralidade de ideias", completa.

Na edição de novembro, a Revista E discute acessibilidade em museus, a potência da criação processual e coletiva nas artes cênicas e os dez anos da Lei de Cotas, além de trazer um perfil de José Saramago, um depoimento de Gilberto Gil e um passeio visual pelo legado de Gianni Ratto. A revista impressa pode ser retirada em qualquer unidade do Sesc em São Paulo e a versão digital é publicada no portal, com nova edição a cada início de mês.

Para celebrar o relançamento da Revista E, o Sesc São Paulo estará na Flip, com a mesa de debate Cultura e Jornalismo Cultural, no dia 26/11, no espaço Casa Edições Sesc. O bate-papo será conduzido pelos jornalistas Jotabê Medeiros e Patricia Palumbo, com mediação de Isabelle Moreira Lima, editora executiva da Gama Revista, e apresentação de Adriana Reis Paulics, editora da Revista E.

[09/11/2022 09:00:00]