Flipinha anuncia programação da Ciranda dos Autores 2022
PublishNews, Redação, 09/11/2022
De volta ao presencial em Paraty, com a Central Flipinha montada na Praça da Matriz, de 23 a 27 de novembro, a festa das crianças, famílias e educadores tem 15 autores confirmados

A Flipinha, programação infantil da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), anunciou a programação da Ciranda dos Autores 2022, a Central Flipinha, que volta a ser montada na Praça Matriz.

Entre os convidados estão Tino Freitas, Biry Sarkis e Waldete Tristão, finalistas do Prêmio Jabuti e Prêmio Literário Biblioteca Nacional, e autores que dialogam com os temas disparadores propostos pelo Educativo Flip deste ano: processo investigativo, temas “perturbadores”, realismo fantástico e literatura nonsense e escola antirracista para um currículo plural.

A programação estendida acontece também na Casa de Cultura, além de shows, a tradicional regata em parceria com a INP, os Pés de Livro, e ações educativas pela cidade.

Dando continuidade ao processo iniciado em 2021, a curadoria compartilhada se deu por meio do Percurso Formativo Sementes, coordenado por Denise Col, do Coletivo Sabenças, em Paraty, durante o qual foram promovidas leituras, análises e mediações dos livros por parte dos participantes.

A 20ª Flipinha será totalmente gratuita, com 6 mesas e a participação de 16 autores, educadores e estudantes, de 23 a 27 de novembro, em dois horários, pela manhã e à tarde. Os autores confirmados são Mariana Queiroz, Belisa Monteiro, Andrés Sandoval, Fernanda Ozilak, Gabriela Romeu, Renato Moriconi, Fábio Osório Monteiro, Simone Mota, Waldete Tristão, Júlia Medeiros, Angelo Abu, Biry Sarkis, Andrea Oliveira, Everson Bertucci, Mafuane Oliveira e Tino Freitas.

Programação Ciranda dos Autores – Flip 2022

Local: Central Flipinha (Praça da Matriz)

Saudando as mais velhas
Data: 24 de novembro (5ª feira)
Horário: 10h30
Autores: Everson Bertucci, Mafuane Oliveira (Mesma Nova História) / Júlia Medeiros (A Avó Amarela)
Mediadores: Márcia Umbelino (resenha “Mesma nova história”) / Julia / Márcia Flores

Conversa à beira mar
Data: 25 de novembro (6ª feira)
Horário: 9h
Autores: Andrea Oliveira (Maria Firmina, a menina abolicionista) / Simone Mota (Carolayne, Carolina e as histórias do diário da menina)

Território mágico
Data: 25 de novembro (6ª feira)
Horário: 10h30
Autores: Angelo Abu (Macunaíma em Quadrinhos) / Gabriela Romeu (As irmãs da chuva)
Mediadores: Míriam (resenhas de “Macunaíma em quadrinhos” e “Irmãs da Chuva”) / Wara

Ler com o corpo
Data: 25 de novembro (6ª feira)
Horário: 15h30
Autores: Andrés Sandoval (Vermelho) / Fernanda Ozilak (Lá)
Mediadores: Karen / Bruna / Paula

Para ver e enxergar
Data: 26 de novembro (sábado)
Horário: 10h30
Autores: Tino Freitas (Os invisíveis) / Waldete Tristão (Do Òrun ao Àiyé)
Mediadores: Fernanda Gissoni (resenha “Os invisíveis”) / Rose Luz

Ideias em (re)construção
Data: 26 de novembro (sábado)
Horário: 15:30h
Autores: Renato Moriconi (Uma planta muito faminta) / Biry Sarkis (Tiê)
Mediadores: Rebeca (resenha “Uma planta muito faminta”) / Carol Franklin

Fogueiras, leitura e contação
Data: 27 de novembro (domingo)
Horário: 10h30
Autores: Fábio Osório Monteiro (Livro do Fogo) / Mariana Queiroz, Belisa Monteiro (Rainha Kambinda - A guardiã de culturas)

Casa de Cultura

Além da Ciranda dos Autores, que acontece na Tenda montada na Praça da Matriz, este ano, o Educativo Flip terá uma programação paralela na Casa de Cultura, especialmente aos educadores.

Jenipapos: Diálogos Sobre Viver (14h-16h)

Mesa literária l que celebrará o lançamento do livro coletivo Jenipapos: Diálogos Sobre Viver (cuja versão digital em PDF terá acesso gratuito), com autoras/es da obra coletiva: Conceição Evaristo, Cristine Takuá, Edson Kaiapó e Yaguaré Yamã, que irão falar sobre o tema abordado nos respectivos ensaios. Ao final, haverá interação com o público .

Flip e Jenipapos: “Quem conta, contagia – Leitores em Rede” (16h30 às 18h)

Roda de conversa “Quem conta, contagia – Leitores em Rede” , com Denise Col – Educativo Flip, Iracema Santos do Nascimento – Projeto Literatura e Diversidade/USP, e convidados. A mesa pretende apresentar e discutir experiências de formação de formadoras(es) de leitores, especialmente professoras e professores da educação básica, responsáveis por inserir formalmente milhões de bebês, crianças, adolescentes, jovens e adultos no mundo da cultura escrita.

Regata INP Flipinha (26/11)

Reforçando a relação histórica da Flipinha com o mar de Paraty, acontece, a 16ª Regata INP Flipinha, parceria com o Instituto Náutico de Paraty (INP), que promove entre os jovens velejadores esta já tradicional competição. Na atividade, os participantes devem percorrer trajetos delimitados, por meio de marcações feitas com boias. A premiação, assim como nos anos anteriores, será em forma de incentivo a leitura: um conjunto de livros será entregue aos vencedores.

[09/11/2022 09:00:00]