
Desenvolvido pela agência carioca Packaging Brands, a renovação, que teve como objetivo modernizar o branding da Rocco, ganhou a medalha de prata na categoria “Case de Branding ou Design Corporativo” do Prêmio Colunistas Rio de Janeiro.
Para a renovação da marca, a Packaging Brands buscou uma linguagem visual mais emocional e contemporânea, que refletisse a essência da editora e que também mantivesse o charme da tradição. O conceito do projeto foi construído em torno do arquétipo do mago, um símbolo da busca da editora pelo encantamento da leitura.
O trabalho – que durou três meses – incluiu ainda uma reestruturação do sistema de selos da casa. Os títulos voltados para as crianças (de 0 a 9 anos) passaram a circular com o selo Rocquinho. Já as obras escritas para jovens (de 10 a 14 anos) e jovens adultos (15+) mantiveram a marca Rocco, mas ganharam grafismos e cores para atrair um público conectado com o TikTok e o Instagram. Nos livros de fantasia, em especial, o selo Rocco ganhou pequenas estrelas que remetem às narrativas do universo de Harry Potter.
Criada 1975, a Rocco é uma das editoras mais importantes do mercado brasileiro. Seu catálogo reúne livros de gêneros diversos, tanto de ficção quanto de não ficção. Clarice Lispector, J.K. Rowling, Margaret Atwood, Thalita Rebouças, Alice Oseman, Anne Rice, Roberto Da Matta e Frei Betto são alguns dos autores da casa.
O Prêmio Colunistas é um dos mais tradicionais do mercado de comunicação e marketing no Brasil. Foi idealizado quando Armando Ferrentini, Eloy Simões e Cícero Silveira, que assinavam colunas sobre publicidade na imprensa, decidiram usar a visão dos jornalistas especializados para destacar os trabalhos mais criativos do setor. Ao todo, participam do júri mais de 40 profissionais conceituados do Rio de Janeiro.