
Aproveitando a experiência de anos de mercado editorial impresso e digital, ao se especializar em publicar obras antes de suas adaptações como a série Game of Thrones e os blockbusters Marley & Eu e Jogador No. 1, entre outros grandes sucessos, Mariana Rolier, sócia fundadora do Gancho, decidiu tornar seu ponto de vista acessível ao público interessado por esse serviço. “O que nos motivou a criar o produto foi a oportunidade de encurtar o caminho entre as produções literárias e as telas e compilar o que interessa numa fonte confiável”, comenta Mariana.

O primeiro relatório traz duas indicações favoráveis ao mercado de entretenimento no país, refletindo sobre a redescoberta da identidade brasileira que, em tempos de crise, parece ser uma fonte da juventude de uma geração que está revendo, conectando e assumindo o que é ser brasileiro.
A primeira indicação da curadoria pensa em um clássico que está entrando em domínio público, atual e urgente para adaptação, que se relaciona com o público de novelas como Mar do Sertão e o remake de Pantanal; a distopia de Kleber Mendonça Filho em Bacurau e a reflexão do coração de uma família genuinamente brasileira em Marte Um. A segunda indicação trata do roteiro de audiodrama Cangaço, um Mad Max do sertão, pensando na possibilidade de adaptação de uma aventura nordestina.
Segundo Eduardo, sócio da curadoria, que vem do mercado audiovisual, o produto preenche uma lacuna que ele considera extremamente útil aos produtores e diretores, encontrar uma boa história diante de centenas de publicações. “Muitas vezes é difícil decidir em que direção apostar para realizar um filme, as possibilidades sempre são muitas".
Além de lançar a plataforma, Mariana e Eduardo levarão o Gancho Curadoria para a Casa PublishNews na Flip (23 a 27/11). Lá, eles realizarão a sessão O Gancho Curadoria - Um pitching do mercado editorial para o audiovisual, no qual produtoras de audiovisual irão ouvir os autores e suas ideias. O projeto mais bem votado será trabalhado em uma sala de roteiros para se tornar um roteiro para um curta. As inscrições abrirão em breve pelo Instagram do Gancho: @oganchocuradoria, e o pitching está marcado para o sábado (26/11), das 16h às 18h.
Além do público de produtoras de TV de todos os portes, a plataforma dá boas-vindas também ao mercado editorial. Portanto, editores que quiserem ter seu catálogo avaliado para a publicação de críticas podem participar enviando sinopse e indicações de livros para a equipe do Gancho no e-mail oganchocuradoria@gmail.com.