Autores famosos participam de festival ucraniano
PublishNews, Redação, 13/09/2022
Nomes como Margaret Atwood e Neil Gaiman vão debater com intelectuais da Ucrânia em um fórum literário em Lviv, cidade pouco afetada pelos ataques das tropas russas ao país

Margaret Atwood | © Divulgação
Margaret Atwood | © Divulgação
Lviv é a maior cidade do Oeste da Ucrânia e foi pouco afetada pelos combates que assolam o país desde a invasão das tropas russas, em fevereiro. E será de lá que um evento vai transmitir a voz de autores e intelectuais ucranianos, em conversas virtuais e presenciais com alguns do escritores mais renomados do planeta.

O Lviv BookForum está marcado para o período de 06 a 09 de outubro. Os 15 encontros da programação terão transmissão on-line e gratuita pelo site do festival, em parceria com a produtora inglesa Hay, além de outras propostas interativas para o público fora da Ucrânia.

A diretora internacional do evento, Cristina Fuente La Roche, disse ao jornal britânico The Guardian que a programação está repleta de vozes para inspirar as pessoas. “É um ato de desafio, um desafio para aqueles que restringem a liberdade de expressão e a troca tolerante de ideias, e um catalisador para a mudança global.”

Entre os participantes estarão nomes conhecidos mundialmente, como a canadense Margaret Atwood [foto], o britânico Neil Gaiman e o tanzaniano Adbulrazak Gurnah, entre outros. Cada convidado estrangeiro conversará com uma figura notável ucraniana.

Atwood, famosa por obras distópicas como O conta da aia, encontrará o psicólogo Yuri Prokhasko, comentando sobre tiranos e suas influências. Gaiman, autor da consagrada HQ Sandman, vai falar com o jornalista Sevgil Musayaeva, tendo como ponto de partida as narrativas de guerra. Já Gurnah, vencedor do Nobel de Literatura em 2021, discutirá o pós-colonialismo com a historiadora Olena Stiazhkina.

A jornalista e curadora do Lviv BookForum, Sofia Cheliak, disse que o programa foi construído para lidar com perguntas desconfortáveis, para as quais pode não haver uma resposta inequívoca. "Este é um espaço para escritores e leitores fazerem perguntas e contarem suas histórias, uma conversa que desafia o mal que busca esmagar nossa liberdade", acrescentou.

[13/09/2022 12:00:00]