Publicidade
Publicidade
Como funciona o mercado dos livros religiosos
PublishNews, Thales de Menezes, 12/09/2022
Podcast do PublishNews reúne Hugo Langone, à frente do selo Petra (Ediouro), e Samuel Coto, diretor editorial da Thomas Nelson, para debater as especificidades do mercado cristão

O mercado religioso é de grande importância na indústria editorial. Dentro dele, por exemplo, temos o livro mais vendido, a Bíblia. Para falar sobre as particularidades desse mercado, num país em que mais de 80% da população se declara cristã, o Podcast do PublishNews desta semana conversa com duas figuras destacadas do setor: Hugo Langone, poeta, tradutor, doutor em Teoria Literária e editor no Grupo Ediouro, à frente do Selo Petra, além de participar da Nova Fronteira e Agir, e com Samuel Coto, diretor editorial da Thomas Nelson, que faz parte da HarperCollins Brasil. Além de ser responsável pelo selo cristão do grupo, liderou aquisições como C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien.

Nesse bate-papo, eles falam sobre as diferenças do mercado cristão e católico, do seu crescimento nos últimos anos, da sua sofisticação, do público leitor cativo e muito mais.

Respondendo à questão de qual a razão de os best-sellers religiosos não terem tanta visibilidade nas grandes livrarias, Langone respondeu: "Essa dificuldade de um público mais mainstream encontrar esses grandes best-sellers religiosos é que trata-se de um mercado completamente segmentado, que exige esforços de comunicação muito certeiros. No mercado católico você tem tantas vertentes e tantos estilos de leitores que cada segmento desses exige um conhecimento muito específico das expectativas dos leitores, e os pontos de venda mais tradicionais não conseguem comunicar essas especificidades. Grandes lojas trabalham de maneira um pouco mais homogênea, o que é completamente compreensível."

Coto falou sobre a importância dos influencers nesse mercado: “Os influenciadores são os autores, são os pastores, são meio que a mesma entidade. Não é o mesmo tipo de influenciador de outros tipos de negócio. Não pode parecer que ele está fazendo algo pelo dinheiro, pela venda, é um trabalho que ele faz pela sua fé, no processo de pastoreado mesmo. Ele é menos abertamente propagandístico, e ao mesmo tempo o tratamento com o conteúdo é um pouco mais profundo também.”

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet, e da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas. E conta também com o patrocínio da Alta Books, editora com mais de 20 anos no mercado e mais de três mil títulos publicados, com best-sellers nas temáticas de desenvolvimento pessoal, informática, finanças, entre outros. Atualmente, o foco da editora é o novo selo Alta Novel, com best-sellers internacionais de variados gêneros, como romance, fantasia, sci-fi, thrillers e mais.

Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Um dos principais traços do evento deste ano foi uma mudança de tom nas discussões sobre inteligência artificial
No episódio, convidados discutem a importância do evento para a literatura da região, a programação voltada para jovens, a acessibilidade e os resultados de vendas
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seu mais recente projeto, 'Cuentos fantásticos / Contos fantásticos', é uma antologia bilíngue ilustrada que celebra a criatividade de crianças entre 10 e 11 anos
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
Não leitor não é quem não sabe ler, mas quem não quer ler.
Mario Quintana
Poeta brasileiro
(1906 - 1994)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar