A literatura de Marquerite Duras em quatro aulas
PublishNews, Redação, 05/09/2022
Relicário Edições e Janela Livraria oferecem curso sobre a obra da escritora francesa; quatro especialistas vão comentar os trabalhos da autora de 'Hiroshima meu amor'

Marguerite Duras | © Divulgação Relicário
Marguerite Duras | © Divulgação Relicário
Começa nesta segunda-feira (05), às 19h30, a primeira das quatro aulas presenciais do curso “Lendo Marguerite Duras: escrita, pulsões, paixões, linguagens”. Ele é promovido pela Relicário Edições, que lançou duas obras da autora francesa e prepara-se para soltar uma terceira, e pela Janela Livraria.

Quem quiser fazer o curso deve se inscrever pelo WhatsApp (21) 99840-9998. A inscrição dá direito, além da presença nas aulas, aos dois livros já lançados pela Relicário, Escrever (1993) e Hiroshima meu amor (1960), ao próximo livro de Duras que a editora irá publicar, e a uma ecobag. O valor do curso + kit é de R$ 395, que pode ser pago à vista por PIX ou transferência bancária, ou em até três vezes no cartão de crédito.

A proposta é uma incursão pelos lugares de escrita de Marguerite Duras (1914-1996) e seu processo criativo. A liberdade de criação entre a palavra e a imagem foi marca do olhar singular da autora, uma das maiores escritoras e observadores do século XX.

Eis aqui as quatro aulas e as especialistas responsáveis por cada uma.

05/09 - A criação entre a palavra e a imagem
Com Luciene Guimarães, coordenadora da Coleção Marguerite Duras publicada pela Relicário. É doutora pela Université Laval, no Canadá, com tese sobre a relação entre o cinema e a literatura da autora francesa. Traduziu Escrever.

12/09 - Linguagens e movimentos em Marguerite Duras
Com Flavia Trocoli, professora de Teoria Literária na UFRJ. Publicou A inútil paixão do ser: figurações do narrador moderno (Mercado de Letras) e ensaios em torno de Clarice Lispector, Virginia Woolf, Marcel Proust, Marguerite Duras e Jacques Derrida.

19/09 – Paixão, vício e arrebatamento
Com Marina Sereno, psicanalista, mestra em Teoria Psicanalítica da UFRJ e doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ. Ela pesquisa a figura da noite na obra de Duras, articulada a noções de cena e imagem na escrita literária e na psicanálise

26/09 - Pulsões e psicanálise Com Sandra Edler, psicanalista e doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ .Autora dos livros Luto e melancolia (Civilização Brasileira) e Tempos compulsivos: a busca desenfreada pelo prazer (Casa da Palavra).

As aulas estão programadas para as quatro segundas-feiras de setembro, sempre das 19h30 às 21h, de hoje até 26/09. A Janela Livraria fica na Rua Maria Angélica, 171, loja B, Jardim Botânico, Rio de Janeiro - RJ.

Os quatro encontros serão gravados e estarão disponíveis para quem não puder comparecer presencialmente.

[05/09/2022 11:00:00]