Renata Costa lança livro na Travessa de Botafogo
PublishNews, Redação, 29/08/2022
Lançamento da obra 'Leitura cria mundos', da ex-secretária-executiva do PNLD e pré-candidata a deputada federal, começa às 19h

Logo mais, às 19h, Renata Costa estará na Livraria da Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97 – Rio de Janeiro / RJ) para lançar o livro Leitura cria mundos (Oficina Raquel).

Ex-secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e candidata a deputada federal pelo Cidadania, Renata narra na obra a sua relação simbiótica com o universo dos livros. “O livro retrata a minha trajetória enquanto gestora pública da área do livro e da leitura. Relembro algumas memórias que me levaram a ocupar a cadeira de Secretária Nacional do PNLL e todo os frutos colhidos neste caminho pela militância em prol do livro e da leitura, sempre tendo a educação, o amor pelas bibliotecas e a bibliodiversidade como base”, afirma.

Ela, que atualmente é gestora do projeto “Palavralida”, iniciativa sobre livros, leituras e leitores, explica que a publicação apresenta ainda reflexões sobre o papel das bibliotecas, dos professores, dos mediadores de leitura em geral e dos demais componentes da cadeia do livro.

Trata-se, portanto, de uma reflexão intensa acerca do papel político e social do livro na sociedade brasileira: de que maneira ele pode impactar no presente e no futuro do país? As novas plataformas ameaçam sua existência? Qual o papel transformador do livro entre as classes menos favorecidas? De que maneira as bibliotecas impactam o cotidiano de uma comunidade? Essas e muitas outras questões são levantadas e discutidas por Renata na obra.

No início do mês, Renata participou do Podcast do PublishNews, no qual falou sobre sua jornada, seus planos para caso seja eleita, e contou detalhes da obra. Para ouvir, clique aqui.

[29/08/2022 11:00:00]