Paulo Coelho, 75: os números do fenômeno
PublishNews, Thales de Menezes, 24/08/2022
Autor brasileiro mais lido no mundo completa 75 anos nesta quarta-feira (24). Ele tem cerca de 320 milhões de livros vendidos, que reúnem religião, filosofia e entretenimento, uma fórmula de sucesso em 174 países

Paulo Coelho | © Divulgação
Paulo Coelho | © Divulgação
Paulo Coelho, o escritor brasileiro mais lido no mundo, completa 75 anos nesta quarta-feira (24). O fenômeno literário O alquimista, livro que vendeu até agora cerca de 90 milhões de cópias pelo planeta, já garantiria um lugar na história dos livros para o autor. Mas a carreira do brasileiro é um acúmulo de superlativos. Seus números dentro do mercado editorial o colocam muito acima no cenário mundial de que qualquer outro brasileiro.

Adorado por milhões e criticado por outro tanto, Paulo Coelho faz uma conjunção de religião, filosofia e entretenimento como poucos.

Veja a seguir os números que traduzem a dimensão dessa carreira.

320 milhões
É a estimativa mais confiável do total de exemplares vendidos de seus livros no mundo. Editores de obras dele nos EUA e na Europa falam que, com pirataria e uma parcela de venda digital não contabilizada, o número pode passar de 500 milhões.

2.200
O número estimado de pessoas na maior fila para autógrafos já promovida pelo escritor, na Itália.

1982
É o ano do lançamento de seu primeiro livro, Arquivos do inferno, ignorado por crítica e leitores. Em 1985, ele lançou Manual prático do vampirismo, depois recolhido pelo próprio autor, que considerou o trabalho de má qualidade. Em 1987, depois de Coelho ter feito a viagem de peregrinação pelo Caminho de Santiago de Compostela no ano anterior. ele lançou O alquimista, e o fenômeno nasceu.

174
A quantidade de países nos quais livros de Paulo Coelho já foram editados.

91
O número de idiomas para os quais seus livros já foram traduzidos.

31
O número de canções que ele escreveu em parceria com Raul Seixas. Os maiores sucessos da dupla são Gita, Medo da chuva, A maçã, Como vovó já dizia e Tente outra vez. Curiosidade: outro parceiro constante de Paulo Coelho foi Fábio Júnior; os dois escreveram juntos oito canções.

29
A quantidade de títulos lançados pelo autor. Seu último livro de material inédito é Hippie, lançado em 2018. Sua bibliografia tem 20 livros de material original e mais nove compilações. Paulo Coelho já editou livros por seis selos brasileiros. Agora seu catálogo no país está com a Paralela.

21
O número da cadeira que Paulo Coelho ocupa na Academia Brasileira de Letras (ABL).

5
Os lançamentos de biografias contando sua vida. A mais destacada, Um estudante do coração, foi escrita por Luiz Carlos Moraes Júnior, publicada numa segunda edição revista e ampliada em 2013, pela Litteris.

[24/08/2022 11:55:00]