Premiada HQ 'Monstros' vai sair pela Todavia
PublishNews, Thales de Menezes, 23/08/2022
Vencedor do Eisner e indicado ao prêmio francês ACBD, álbum gráfico de Barry Windsor-Smith levou mais de 30 anos para ser concluído e cria arte dramática e impactante a partir do universo dos gibis de super-herói

HQ 'Monstros' | © Divulgação Todavia
HQ 'Monstros' | © Divulgação Todavia
Foram anunciados na França os cinco finalistas do prêmio de quadrinhos ACBD 2022. A premiação tem grande importância no munido dos gibis e segue um critério peculiar. Ela contempla quadrinhos lançados originalmente em língua inglesa e depois publicados na França, em tradução para o francês.

Estes são os finalistas, seus autores e a editora original da obra:
Beta Ray Bill, de Daniel Warren Johnson (Marvel)
Monsters, de Barry Windsor-Smith (Fantagraphics Books)
Raptor: a Sokol Graphic Novel, de Dave McKean (Dark Horse)
Step by bloody step, de Simon Spurrier e Matias Bergara (Image)
The many deaths of Laila Star, de Ram V e Filipe Andrade (Boom Studios!)

Apesar de ser uma lista com nomes consagrados da indústria de quadrinhos, poucas vezes o prêmio teve um favorito tão fácil de apontar.

Monsters, de Barry Windsor-Smith, simplesmente venceu o prêmio Eisner em três categorias diferentes. Neste que é considerado o Oscar das HQs, levou o troféu nas categorias Melhor Álbum Gráfico Inédito, Melhor Roteirista ou Artista e Melhor Letrista.

Capa edição Todavia
Capa edição Todavia
De certa maneira, Monstros, que sai com esse título em edição brasileira no próximo mês, pela Todavia, nasceu para a consagração. Afinal, mais de 30 anos se passaram entre o primeiro rascunho e a publicação do livro. Windsor-Smith, de 73 anos, fez uma carreira notável nos gibis de super-herói. Seu último grande trabalho nesse gênero foi Arma X (1991), uma saga clássica de Wolverine, um dos maiores sucessos da Marvel. Dali em diante, o artista se dedicou a projetos pessoais. Foram várias HQs premiadas e uma legião de fãs que aumenta sem parar. Mas nada parecido com Monstros.

Na obra, para muitos uma releitura personalíssima de Frankenstein, Windsor-Smith cria um experimento nazista desenvolvido em solo americano. Ele pega uma ideia requentada, que é a criação de um super-soldado em laboratório, com evidentes ecos de Capitão América, em uma história inv4ntiva que passa pela Segunda Guerra Mundial e pela Guerra do Vietnã. O resultado é um monstro disforme, extremamente forte e desorientado. Parece o Hulk, sim, e a verdade é que o autor criou Monstros a partir de um roteiro pensado para o gigante verde, que não conseguiu desenvolver satisfatoriamente quando trabalhava para a Marvel.

Monstros é relevante para qualquer fã de quadrinhos. Não é tarefa fácil listar outras coisas tão boas entre as produções de HQ lançadas durante os mais de 30 anos nos quais Windsor-Smith passou debruçado sobre esse trabalho.

Em tempo: Bill Raio Beta, outro finalista, já teve publicação no Brasil. É uma aventura do alienígena com cara de cavalo que teve posse do martelo de Thor em sagas da Marvel. Saiu em abril, numa edição de capa dura da Panini.

[23/08/2022 09:00:00]