Amora elege dez autoras lusófonas essenciais
PublishNews, Redação, 25/08/2022
Curadoria do clube de assinatura dedicado a livros escritos por mulheres aponta dez nomes femininos de destaque internacional que escrevem em português, mas não são brasileiras

A Amora, clube de assinatura de livros escritos por mulheres, nasceu com a missão de incentivar e divulgar as narrativas femininas. Além da curadoria de seus lançamentos constantes, oferece ao público conteúdos de relevância a respeito de autoras e suas obras.

Agora, o clube elege dez escritoras que escrevem em português e se destacam no cenário da literatura mundial. Não foram incluídas escritoras brasileiras.

Eis a lista:

Dulce Maria Cardoso | © Divulgação Amora
Dulce Maria Cardoso | © Divulgação Amora
Dulce Maria Cardoso
Escolhida para a caixinha de julho da Amora, é uma das autoras contemporâneas mais respeitadas de Portugal. Escreveu obras como O retorno e Os meus sentimentos, ganhou muitos prêmios e teve sua obra adaptada para o teatro e o cinema. O livro Eliete: a vida normal (Todavia) foi enviado com exclusividade para assinantes da Amora antes de chegar às livrarias brasileiras.

Adília Lopes
Nasceu e vive em Lisboa. Provavelmente a mais importante poeta portuguesa viva. Tem muitos livros publicados. Sua última obra, ainda não lançada no Brasil, é Dias e dias, de 2020.

Alexandra Lucas Coelho
Jornalista, autora de 14 livros, já foi repórter correspondente no Oriente Médio e tem três títulos ambientados no Brasil: Vai, Brasil (Tinta da China), Deus-dará (Bazar do Tempo) e Cinco voltas na Bahia e um beijo para Caetano Veloso (Bazar do Tempo).

Ana Teresa Pereira
Tem mais de uma dezena de livros lançados, mas Karen é o único publicado no Brasil, pela Todavia. Nasceu na Ilha da Madeira.

Djaimilia Pereira de Almeida | © Divulgação Amora
Djaimilia Pereira de Almeida | © Divulgação Amora
Djaimilia Pereira de Almeida
Nascida em Luanda, é autora de Luanda, Lisboa, Paraíso (Prêmio Oceanos 2019) e A visão das plantas (Prêmio Oceanos 2020), ambos publicados pela Todavia no Brasil.


Matilde Campilho
Escritora e poeta portuguesa. Publicou poemas em jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo. É autora de Jóquei e Flecha, lançados no Brasil pela Editora 34.

Paulina Chiziane
Nasceu em Maputo, Moçambique, e é primeira mulher africana a ser distinguida com o Prêmio Camões. Autora de Niketche, uma história de poligamia (Companhia de Bolso)

Yara Nakahanda Monteiro
Poeta e ficcionista, autora de Essa dama bate bué, publicado no Brasil pela Todavia. Nasceu em Angola e vive em Portugal.

Isabela Figueiredo
Nasceu em 1963, em Moçambique, e mudou-se para Portugal em 1975. Professora e escritora, é uma das mais destacadas vozes da literatura portuguesa contemporânea. A gorda (Todavia) é seu primeiro romance.

Lídia Jorge
Romancista e contista, uma das maiores autoras da língua portuguesa. Nasceu em 1946, no Algarve, e viveu os anos mais conturbados da Guerra Colonial na África. Tem vários livros publicados pela LeYa. Entre eles, A noite das mulheres cantoras.

O clube de assinatura Amora pode ser acessado aqui.

Tags: Amora
[25/08/2022 09:00:00]