Flima 2022 divulga programação com mais de 120 atrações
PublishNews, Redação, 19/08/2022
Homenageando Conceição Evaristo, festa literária terá participação de nomes como Bianca Santana, Karina Buhr, Xico Sá e Eduardo Suplicy

Conceição Evaristo | © Divulgação Flima
Conceição Evaristo | © Divulgação Flima
A 5ª Flima - Festa Literária Internacional da Mantiqueira começa no próximo dia 25, presencialmente, em Santo Antônio do Pinhal (SP). Com o tema “Decolonialidade” e Conceição Evaristo como autora homenageada, a festa anuncia a programação completa com duas novidades: entrada gratuita em todas as atrações e uma feira de livros com a presença de diversas editoras.

A festa – que teve sua programação definida a partir de um edital – terá mais de 120 atividades gratuitas para crianças, jovens e adultos, com mesas literárias, lançamento de livros, oficinas, música, teatro e contação de histórias. E também abrigará uma feira de produtores com delícias da gastronomia regional.

Entre os nomes confirmados estão Mel Duarte, Sacolinha, Bianca Santana, Camilla Dias, Karina Buhr, Quito Ribeiro, Fido Nesti, Eduardo Suplicy, Ivan Ângelo, Tiago Feijó, Mariana Salomão Carrara e Xico Sá.

A abertura está marcada para quinta-feira (25), às 15h, com encontros que discutem os caminhos e as fronteiras da sustentabilidade e da cultura na Serra da Mantiqueira, a partir de literatura de viagem, pesquisa científica, ecologia e arte. A mesa "Paisagem tem dono?" encerra a noite com um debate sobre os riscos da gentrificação da Mantiqueira.

Na sexta-feira (26), a programação tem início às 14h30 com a mesa "Gastronomia e História", que reúne o sociólogo Carlos Dória e a chef de cozinha Anouk Migotto (que lança Donna Mantiqueira), com mediação da jornalista Flávia Pinho (lançando Uma fatia da Itália). Em seguida, às 16h, Eduardo Suplicy reflete sobre "Um outro mundo possível”, em conversa mediada pelo curador da FLIMA, Roberto Guimarães, e lança o livro Um jeito de fazer política.

Os quadrinhos também entram em foco na sexta-feira, às 17h30, numa mesa com Fido Nesti – que recentemente venceu o prêmio Eisner, considerado "o Oscar dos Quadrinhos", por sua adaptação de 1984, de George Orwell – e Alex Mir (que está lançando Orixás: Os Nove Eguns), com mediação de Dani Marino.

Temas como literatura para todos, afetos e masculinidade, a relação entre música e literatura e, claro, a homenagem a Conceição Evaristo fazem parte da programação que você confere na íntegra clicando aqui.

Sobre a Flima

Nas quatro primeiras edições da festa, duas presenciais e duas online, foram realizadas mais de 200 atividades, com cerca de 50 mil participantes e convidados como Ana Maria Machado, Ana Maria Gonçalves, Daniel Munduruku, Eliane Brum, José Eduardo Agualusa, Itamar Vieira Junior, Lilia Schwarcz, Luiz Ruffato, Maria Valéria Rezende, Marina Colasanti, Milton Hatoum e Paulo Lins – além de dezenas de novos talentos e escritores com carreira consolidada.

Este ano, as ações tiveram início em abril, com o educativo Fliminha, que conta com o patrocínio do programa Petrobras Cultural, no território e para além dele, com formação de professores de educação infantil de sete municípios da Serra da Mantiqueira e 20 semanas de programação online para crianças e famílias, com oficinas, contação de histórias e rodas de conversa com autores e artistas de todo o Brasil.

Tags: Flima 2022
[19/08/2022 10:00:00]