Aline Bei é entrevistada hoje no 'Provoca'
PublishNews, Redação, 16/08/2022
Marcelo Tas conversa na TV Cultura com a autora de 'O peso do pássaro morto' (Editora Nós) e 'Pequena coreografia do adeus' (Companhia das Letras). Ganhadora de um Jabuti aos 31 anos, em 2018, ela fala de amor, sofrimento e outros temas.

Marcelo Tas e Aline Bei | © Divulgação TV Cultura
Marcelo Tas e Aline Bei | © Divulgação TV Cultura
Nesta terça-feira (16), às 22h, o apresentador Marcelo Tas recebe no programa "Provoca", na TV Cultura, a escritora Aline Bei, autora de O peso do pássaro morto (Editora Nós) e Pequena coreografia do adeus (Companhia das Letras). A conversa passa por suas obras, a relação de amadurecimento com o teatro e empreendedorismo na internet

Na entrevista, ela relata a experiência que deu origem a seu primeiro livro, O peso do pássaro morto, lançado em 2017. “Ali ficou uma memória de infância, uma dor, como qualquer outra coisa que a gente fere, ou nos machuca. Um pouco como é a infância, esse grande acontecimento de corpo com pouca linguagem para dar conta disso. Então depois a gente cresce para olhar para essa infância” afirma Aline. “Escrever é voltar para a infância.”

O peso do pássaro morto ganhou em 2018 o Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria Melhor Romance Escrito por Autor com Menos de 40 anos.

Instigada por Tas, ela fala de amor (“Eu acho que o amor é o único modo para mim de estar viva, não há outro pacto possível que não seja com afeto. E o amor está no lugar do trabalho, das amizades, do romance, do mundo entorno”) e de sofrimento (“Acho que é impossível a gente não pensar nessa dor que nos atravessa, porque viver é perder, no sentido do próprio tempo que a gente vai perdendo e das coisas que a gente tem que deixar para trás, se despedir”).

[16/08/2022 09:00:00]