
Foi também neste segundo trimestre que houve troca de comando na empresa. A Saraiva comunicou ao mercado em junho a saída do diretor-presidente Sandro Alves Benelli. Em seu lugar assumiu Marcos Guedes Pereira, membro do conselho de administração. Ele já havia ocupado a função durante o exercício social de 2021, e agora está definitivamente no cargo. Em novembro passado, Guedes participou do Sabatina PublishNews e na ocasião, falou, dentre outros assuntos, sobre a situação da varejista.
O PRJ também permitirá que a Saraiva otimize seus recursos financeiros, tornando possível a reposição do estoque por meio de compras e a retomada do crédito para operações de consignação, melhorando substancialmente a oferta de produtos nas lojas. A tradicional agenda de eventos nas lojas está sendo retomada. Parte desse movimento já mostra seus efeitos em julho, com o aumento de 36% na receita em relação ao mês de junho.
Neste segundo trimestre de 2022, a receita bruta alcançou R$ 18,9 milhões, contra R$ 17,6 milhões no trimestre anterior. A receita bruta das lojas físicas chegou a R$ 18,2 milhões, contra R$ 16,6 milhões no trimestre anterior. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 6,5%.
As vendas brutas no site Saraiva.com, no entanto, caíram 78,3% em relação ao segundo trimestre de 2021. No comunicado, a Saraiva fala em implementar uma reformulação total do site, com previsão de lançamento para setembro. Esta nova versão busca melhorar os resultados da marca e está agregando em sua plataforma parceiros de grande projeção no mercado digital.