Saraiva divulga números trimestrais com lucro de R$ 20 milhões
PublishNews, Thales de Menezes, 15/08/2022
Sob comando de Marcos Guedes desde junho, empresa em recuperação judicial comemora acordo acertado em abril que implica redução de R$ 239,4 milhões na dívida da Saraiva com credores, sendo R$ 76,8 milhões já neste segundo trimestre

Livraria Saraiva | © Facebook Saraiva
Livraria Saraiva | © Facebook Saraiva
Em recuperação judicial desde 2018, a Saraiva divulgou seu desempenho no segundo trimestre deste ano, com lucro líquido de R$ 20,15 milhões no período. O comunicado oficial de empresa destaca como a principal conquista no trimestre a homologação do 2º Aditamento ao Plano de Recuperação Judicial – PRJ, ocorrido em 19 de abril, que resultará em uma redução de R$ 239,4 milhões na dívida da Saraiva com credores da recuperação judicial e empréstimos, sendo R$ 76,8 milhões no trimestre encerrado em 30 de junho de 2022.

Foi também neste segundo trimestre que houve troca de comando na empresa. A Saraiva comunicou ao mercado em junho a saída do diretor-presidente Sandro Alves Benelli. Em seu lugar assumiu Marcos Guedes Pereira, membro do conselho de administração. Ele já havia ocupado a função durante o exercício social de 2021, e agora está definitivamente no cargo. Em novembro passado, Guedes participou do Sabatina PublishNews e na ocasião, falou, dentre outros assuntos, sobre a situação da varejista.

O PRJ também permitirá que a Saraiva otimize seus recursos financeiros, tornando possível a reposição do estoque por meio de compras e a retomada do crédito para operações de consignação, melhorando substancialmente a oferta de produtos nas lojas. A tradicional agenda de eventos nas lojas está sendo retomada. Parte desse movimento já mostra seus efeitos em julho, com o aumento de 36% na receita em relação ao mês de junho.

Neste segundo trimestre de 2022, a receita bruta alcançou R$ 18,9 milhões, contra R$ 17,6 milhões no trimestre anterior. A receita bruta das lojas físicas chegou a R$ 18,2 milhões, contra R$ 16,6 milhões no trimestre anterior. Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 6,5%.

As vendas brutas no site Saraiva.com, no entanto, caíram 78,3% em relação ao segundo trimestre de 2021. No comunicado, a Saraiva fala em implementar uma reformulação total do site, com previsão de lançamento para setembro. Esta nova versão busca melhorar os resultados da marca e está agregando em sua plataforma parceiros de grande projeção no mercado digital.

[15/08/2022 11:00:00]