Salman Rushdie tem melhora, mas sequelas ainda não foram determinadas
PublishNews, Redação, 15/08/2022
Autor anglo-indiano, perseguido desde 1988 por extremistas iranianos devido ao livro 'Os versos satânicos', sofreu atentado na última sexta (12) nos EUA e se recupera de inúmeras facadas desferidas por um agressor

Salman Rushdie | © Divulgação Random House
Salman Rushdie | © Divulgação Random House
A semana começa com um quadro mais positivo nos boletins médicos sobre a saúde do escritor inglês de origem indiana Salman Rushdie, atacado na última sexta-feira (12) quando se preparava para dar uma palestra numa organização beneficente em Chautauqua, cidade pequena no estado de Nova York. Ele foi retirado do respirador e apresenta quadro grave, mas estável. Rushdie foi esfaqueado inúmeras vezes, na cabeça, no pescoço e no abdômen por Hadi Matar, detido pela polícia.

O autor de 75 anos corre risco de perder um olho e movimentos do braço. As facadas no abdômen atingiram com gravidade seu fígado, e essa é a condição física ainda sem uma definição clara de suas consequências.

Salman Rushdie recebe ameaças de morte do governo do Irã desde os anos 1980. Ele é perseguido por autoridades iranianas que o acusam de blasfêmia pela publicação de Os versos satânicos, em 1988. O romance, uma peça lírica de fantasia, foi considerado pelo aiatolá Khomeini, líder iraniano à época, como ofensiva a Maomé e a fé islâmica.

Desde então, prêmios pela cabeça do escritor continuaram subindo. Há uma entidade iraniana que oferece US$ 3 milhões por sua morte. E Rushdie não é o único a sofrer ataques. Editores e até tradutores da obra já foram agredidos em vários países desde a publicação do livro. No Japão, um tradutor de Os versos satânicos foi assassinado.

Rushdie vive em constante estado de alerta, se escondendo, trocando de habitação de tempos em tempos, passando por vários países, e andando com seguranças. Vivendo nos últimos anos em Nova York, relaxou sua segurança, porque conseguia se movimentar pela cidade se sentindo seguro no meio de das grandes aglomerações nas ruas. Durante a pandemia, isso se tornou impossível, além do fato do próprio Rushdie ter contraído o covid-19.

No evento da última sexta-feira, a segurança em torno do escritor era mínima. Ele há tempos deixou de andar constantemente com colete à prova de balas. No auditório onde daria sua palestra não havia detectores de metal nas entradas. A gravidade de seu estado de saúde vem de seu agressor ter tido tempo para desferir entre dez e 15 facadas no autor britânico antes de ser detido.

Considerado um dos maiores escritores vivos em língua inglesa, Rushdie tem em pré-venda seu novo livro, Victory City, que deve ser lançado em 07 de fevereiro do ano que vem, pela Random House. O atentado já provoca um aumento rápido de vendas das atuais impressões de Os versos satânicos. Pela internet, aumentam os boatos de que várias editoras podem deixar de reimprimir o livro ou até mesmo recolher exemplares nas livrarias.

No Brasil, Os versos satânicos pertence ao catálogo da Companhia das Letras, e sua versão pocket pelo selo Companhia de Bolso é encontrada nas livrarias.

[15/08/2022 12:00:00]