Série radiofônica fala da música na obra de Marcel Proust
PublishNews, Redação, 12/08/2022
Em quatro episódios transmitidos aos domingos, às 14h, a Rádio Cultura FM tem a proposta de recriar o universo musical que atravessa 'Em busca do tempo perdido', a monumental obra do escritor francês

Marcel Proust | © Divulgação Nova Fronteira
Marcel Proust | © Divulgação Nova Fronteira
A Rádio Cultura FM, que tem a maior parte de sua programação voltada para a música clássica, estreia uma série de programas sobre o escritor francês Marcel Proust (1871-1922). Com pesquisa e apresentação do jornalista Fillipe Mauro, a programação apresenta o imaginário musical do autor da monumental obra Em busca do tempo perdido.

Dividida em quatro episódios, que vão ao ar às 14h nos próximos domingos, Em busca da música perdida explora como a música participou da criação de uma das obras inaugurais da literatura moderna, introduzindo timbres, compassos, ritmos, harmonias e melodias onde antes havia apenas palavras.

O primeiro episódio fala sobre a Sonata de Vinteuil, a peça que embala o amor do personagem Charkes Swann por Odette de Crécy. É uma obra ficcional criada por Proust, mas vários compositores tentaram traduzir em linguagem musical aquilo que o livro define como "dançante, pastoral, intercalada, episódica, pertencente a outro mundo”. São apresentadas possíveis inspirações para a sonata, compostas por Camille Saint-Saëns, César Franck e Gabriel Fauré, e uma recriação dela para o cinema, por Jorge Arriagada.

O segundo episódio mostra o repertório de Reynaldo Hahn, pianista venezuelano que foi amigo e amante de Proust. No terceiro domingo, a ideia é recriar uma noite de gala na Ópera Garnier. No início do volume Caminho de Guermantes, o narrador contempla o camarote de Oriane de Guermantes enquanto assiste a uma ópera.

O último episódio é uma celebração da Belle Époque parisiense, com as músicas que eram tocadas nos salões que servem de cenário para muitas passagens de Em busca do Tempo Perdido.

Os programas podem ser ouvidos aos domingos (dias 14, 21 e 28 de agosto e 4 de setembro), às 14h, na Rádio Cultura FM (103,3), ou pelo aplicativo Cultura Digital.

[12/08/2022 10:00:00]