Segundo Prêmio Reflexo Literário abre inscrições
PublishNews, Redação, 09/08/2022
Premiação por voto popular é organizada por jovens escritores da Zona Oeste do Rio de Janeiro; primeira edição elegeu como Livro do Ano a antologia 'Mães Pretas', na qual 37 autoras contam experiências de maternidade solo

Cerimônia do primeiro Prêmio Reflexo Literário | © Divulgação
Cerimônia do primeiro Prêmio Reflexo Literário | © Divulgação
A segunda edição do Prêmio Reflexo Literário está com inscrições abertas até 10 de outubro. A premiação é uma iniciativa independente de jovens escritores da Zona Oeste do Rio de Janeiro, com o intuito de promover a literatura nacional e outras artes. Podem se inscrever autores, editoras, profissionais da área editorial, influenciadores e jornalistas.

Entre as categorias do prêmio, 23 são voltadas ao mundo literário. São escolhidos os melhores livros em Poesia, Drama, Fantasia, Suspense, Romance, Romance Erótico, Infantil, Terror, Distopia, Crônica, Antologia, História em Quadrinhos, E-book, Conto Digital e Bookstagram. Também haverá eleição de Melhor Autor Nacional, Autor Revelação, Melhor Booktuber, Melhor Capa, Melhor Editora, Editora Revelação, Melhor Gráfica (para impressão de livros) e Profissional da Área Literária 2022.

A previsão da cerimônia de premiação é 28 de abril de 2023, em local na Zona Oeste do Rio, a ser anunciado. Este ano, a entrega do prêmio 2021 [foto] reuniu os três primeiros colocados em todas as categorias numa festa de produtores independentes de cultura.

A primeira edição do prêmio consagrou como Livro do Ano a antologia Mães Pretas, que reúne 37 autoras que contam suas histórias de maternidade solo, sobretudo na perspectiva das mulheres pretas. O prêmio Livro do Ano é o único que não é eleito por voto popular; é escolhido entre os finalistas pela comissão organizadora do evento.

Para ler o edital e conferir as regras da premiação, basta acessar o Instagram do Prêmio Reflexo Literário.

[09/08/2022 10:00:00]