A partir daí, o neologismo, “infodemia”, vocábulo criado a partir da interseção de eventos de informações e os da pandemia. A própria Organização Mundial de Saúde – OMS – considera a “infodemia” uma oportunidade diferenciada, aplicável à gestão de saúde comunitária.
Surge, então, a seguinte indagação: como os médicos, até então servidos pela tradicional propaganda boca a boca, poderão ampliar a divulgação de sua referência profissional, de seu nome, aculturando-se a divulgação virtual? Escrita por Hiram Baroli, Leonardo Oliveira Reis e Roberto Ferreres, a obra Marketing essencial para médicos (Atheneu, 228 pp, R$ 139), procura responder essa e outras perguntas a fim de ajudar médicos interessados na divulgação e no crescimento de seus nomes como profissionais qualificados, confiáveis e técnicos.
O livro ensina ainda como gravar stories e como o profissional deve se apresentar nas redes, além de ter um capítulo inteiro dedicado às transformações digitais que estão mudando as práticas médicas.
O lançamento de Marketing essencial para médicos está marcado para 13 de agosto, às 14h, na Sala Vermelha do Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 - São Paulo / SP). Na ocasião, os autores participam de bate-papo com a plateia sobre a temática do livro e homenageiam Adriana André, professora doutora responsável por profissionalizar mais de três mil gestores na área da saúde.