O Itaú Social lança nesta segunda (08) mais uma edição da campanha Leia com uma criança, que incentiva a leitura do adulto para e com a criança e já distribuiu, desde 2010, mais de 60 milhões de livros infantis para todo o país.
“Desde o início do projeto, em 2010, nosso intuito é estimular os adultos a lerem com as crianças como forma de fortalecimento dos vínculos afetivos e participação ativa na educação. E, diante dos desafios impostos pelo acirramento das desigualdades, reafirmamos o nosso compromisso com a equidade. Direcionamos os esforços da campanha para promover e democratizar o acesso à leitura literária de qualidade para famílias e crianças em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica”, ressalta Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social.


As solicitações podem ser feitas por instituições de todo o Brasil, porém serão priorizadas aquelas localizadas em municípios mais vulneráveis considerando parâmetros como grau de concentração de renda (Índice de Gini), Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicadores de pobreza e outros. Na página do programa é possível conferir mais informações e a lista de cidades prioritárias no regulamento oficial.
Somente organizações sociais e secretarias municipais de educação podem solicitar os livros, mas toda a sociedade pode fazer parte da mobilização indicando o programa para uma entidade elegível.
Na Estante digital do projeto, o público também encontra, gratuitamente, 14 títulos e um acervo de 22 obras já distribuídas em anos anteriores em versões audiovisuais acessíveis.
Inscrições para 2023
O Itaú Social também já abriu as inscrições para o edital que selecionará as duas obras de literatura para crianças que farão parte do kit do programa para distribuição em 2023.
Para a próxima edição, a iniciativa selecionará livros de literatura sobre quaisquer temáticas, porém com recorte em relação à autoria, recebendo inscrições somente de livros de escritores e ilustradores de países latino-americanos - nascidos e residentes. “Trouxemos essa novidade, pois, além de reconhecer e valorizar a produção literária regional, acreditamos no potencial da bibliodiversidade”, explica Dianne Melo, coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social.
Cada editora pode inscrever até três títulos no edital e todas as editoras brasileiras podem se inscrever, desde que não tenham sido contempladas na última edição. Os livros devem ser em prosa ou poesia, voltados a crianças de zero a seis anos e ter até 50 páginas.
O projeto prevê a aquisição de até dois milhões de exemplares de cada título selecionado. As editoras deverão ceder os direitos para a produção de até 15 mil livros em braille e em formato acessível.
Para realizar a inscrição, as editoras deverão preencher um formulário na Plataforma de Editais do Itaú Social e enviar um exemplar de cada livro para o endereço indicado no regulamento, via Correios.