ABL relembra autores que poderiam ter entrado na entidade
PublishNews, Redação, 1º/08/2022
Ciclo de palestras comenta motivos que levaram alguns escritores que, mesmo merecedores, não conseguiram entrar na Academia Brasileira de Letras; são eles Érico Veríssimo, Nelson Rodrigues, Teodoro Sampaio e Silas de Oliveira

Erico Verissimo | © Divulgação
Erico Verissimo | © Divulgação
A Academia Brasileira de Letras (ABL) realiza em agosto o seu quinto ciclo de conferências do ano, em quatro sessões. O ciclo “Cadeira 41” propõe apresentar nomes que poderiam ocupar em suas épocas uma das cadeiras da ABL e que, por razões diferentes e individuais, não se tornaram membros da Academia. O título vem do limite de 40 cadeiras disponíveis na entidade.

A coordenação do ciclo é da acadêmica e escritora Ana Maria Machado, com palestras gratuitas sempre às quintas-feiras no mês de agosto. Os eventos são presenciais, às 17h30, na sala José de Alencar, na sede da entidade. O espaço possui capacidade de 85 pessoas e está sujeito a lotação. A cada semana serão abertas inscrições para a atividade na quinta-feira seguinte.

A primeira palestra vai falar sobre o escritor gaúcho Erico Verissimo (1905-1975) [foto] e está marcada para esta quinta (04). Quem vai comandar o trabalho do autor e as circunstâncias que não permitiram sua entrada na academia é o escritor Jeferson Tenório, também gaúcho e vencedor do prêmio Jabuti 2021 com o romance O avesso da pele.

As outras palestras do ciclo são as seguintes: no dia 11, “Nelson Rodrigues na redação”, conferência comandada pelo acadêmico Joaquim Falcão; no dia 18, o compositor e escritor Nei Lopes ministrará a palestra “Teodoro Sampaio”; encerrando este quinto ciclo, no dia 25, o escritor Alberto Mussa apresenta a conferência “Silas de Oliveira poeta épico”.

Para se inscrever na palestra é necessário acessar um formulário neste link. A inscrição garante a vaga para a palestra da semana e não a todas as conferências que compõem o ciclo. Para os interessados que não puderem comparecer é possível acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal da ABL ou pelo YouTube.

A sede da Academia Brasileira de Letras fica na Av. Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro.

Tags: ABL, palestra
[01/08/2022 10:00:00]