Fábricas de Cultura abrem inscrições para cursos de literatura, artes e tecnologia
PublishNews, Redação, 28/07/2022
São mais de sete mil vagas para 326 cursos gratuitos, distribuídos entre as unidades; aulas começam em agosto

© Zen Chung
© Zen Chung
As Fábricas de Cultura, projetos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciadas pela Poiesis, estão com inscrições abertas para os cursos do segundo semestre das zonas Norte e Sul da Capital, Osasco e Diadema (RMSP), e Iguape, no Vale do Ribeira. São mais de sete mil vagas para 326 cursos distribuídos entre as unidades.

Entre os destaques está a trilha Escrita Criativa para Slam e Sarau, que será realizada na Fábrica de Cultura Brasilândia às quartas e sextas, das 18h às 20h45, e pretende oferecer ferramentas para que os participantes pensem e produzam material neste formato poético.

Na unidade Diadema há duas formações focadas na produção literária. A primeira é a Litera-Rua, Leitura, Escrita e Editoração da Obra, com aulas entre 10 de agosto a 30 de novembro, às quartas, das 19h às 21h. A trilha irá abordar a produção literária, leitura e escrita, possibilidades poéticas e editoração de uma obra. A formação, que será ministrada à distância via plataforma Zoom, é indicada para maiores de 14 anos.

Já no ateliê presencial Literatura Periférica: O sopro da oralidade e as raízes da escrita, a proposta é utilizar a literatura para reafirmar a importância da oralidade como forma de comunicação e memória de comunidades tradicionais negras e nordestinas do Brasil, com destaque para o papel da literatura periférica para continuidade e sobrevivência das culturas populares em solo brasileiro. As aulas vão de 09 de agosto a 29 de novembro, às terças e quintas, das 18h45 às 21h30.

Também há opção para a criançada com o ateliê de Leitura e Escrita Criativa na unidade Jardim São Luís. Os participantes de oito a 11 anos poderão imaginar e criar suas histórias usando palavras, desenhos e colagens para construir personagens, cenários e histórias de aventuras incríveis e fantásticas. As aulas são presenciais, sempre às terças e quintas das 9h às 11h45, a partir de 9 de agosto.

Para se inscrever é necessário apresentar RG ou documento com foto do responsável (no caso de menores de idade); RG ou certidão de nascimento do aprendiz; e comprovante de residência atual. As inscrições podem ser feitas nas unidades ou no site das Fábricas de Cultura. É possível se inscrever em mais de uma trilha ou ateliê, se houver vagas e os horários não coincidirem entre os cursos ou, no caso de crianças e jovens em idade escolar, com os horários da escola. A grade completa você confere clicando aqui.

[28/07/2022 09:00:00]