Global e Livraria Argumento comemoram 90 anos de 'Menino de Engenho'
PublishNews, Redação, 27/07/2022
A obra de José Lins do Rego será tema de uma série de encontros de 28 a 31 de julho, reunindo artistas, cineastas e especialistas. Evento tem curadoria de Valéria Veras, neta do autor.

Edição de 'Menino de Engenho' publicada pela Global em 2020
Edição de 'Menino de Engenho' publicada pela Global em 2020
Romance de estreia de José Lins do Rego, a obra Menino de Engenho foi lançada há 90 anos e, desde então, se tornou um marco da literatura brasileira.

O livro conta as aventuras e desventuras da meninice de Carlos e sua família no Nordeste, e revela a grandeza literária de seu autor, que compõe, com minúcia e de forma magistral, as alegrias, inquietações e angústias do menino diante de sensações e situações por ele vivenciadas pela primeira vez.

Em comemoração a esta obra quase centenária, a Global Editora e a Livraria Argumento (Rua Dias Ferreira, 417. Leblon - Rio de Janeiro / RJ) realizam de 28 a 31 de julho (quinta a domingo) os Encontros José Lins do Rego, uma obra em aberto.

Com curadoria de Valéria Veras – neta do autor –, a programação traz o diálogo sobre Zé Lins e a sua obra por artistas, cineastas, arquitetos, filósofos, gestores e escritores para pensarem caminhos que transcendem as fronteiras do Brasil urbano e rural. O autor paraibano, nascido em Pilar, é um dos principais do modernismo e regionalismo, com crítica sociopolítica. Contista, cronista, jornalista e tradutor, seus livros foram publicados em alemão, espanhol, francês, italiano, inglês, dentre outras línguas.

José Lins do Rego
José Lins do Rego
A programação começa nesta quinta (28), às 19h, com a mesa O cinema e José Lins do Rego: adaptações e (re)criações dos universos brasileiros. O evento terá abertura de Haroldo Costa, mediação de Pedro Veras e participação de Walter Lima Jr. e Vladimir Carvalho.

No dia 29, com o tema José Lins do Rego, um regionalista no Brasil contemporâneo, Valéria Veras conversa com Ivan Cavalcanti Proença, Bernardo Buarque de Hollanda, Ivan Marques e Simone Silva.

O universo feminino na literatura de José Lins do Rego: Casa Grande, Senzala e Cangaços será discutido no dia 30, com a presença de Ana Lourdes Costa, Christina Lins do Rego Veras, Elisa Larkin, Lilian Fontes e Tainá Paula.

E para encerrar a programação, no dia 31, haverá uma confraternização no Café Severino, na própria Livraria Argumento, com apresentação do grupo Caminhos Cruzados e homenagens e depoimentos de personalidades e amigos de José Lins do Rego.

[27/07/2022 12:00:00]