Oficinas de quadrinhos em BH têm inscrições até sábado
PubloshNews, Redação, 26/07/2022
São quatro cursos promovidos pela 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, evento gratuito que vai de 03 a 07 de agosto no Minascentro

FIQ BH 2022 Cartaz
FIQ BH 2022 Cartaz
Começa na semana que vem, na quarta-feira (03), a 11ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte – FIQ BH 2022. É o maior evento latino-americano dedicado exclusivamente a quadrinhos. Até o domingo seguinte (07), o público poderá aproveitar cinco dias de programação intensa e gratuita.

Neste ano, o FIQ BH está montado no Minascentro (Rua Guajajaras, 1.022, no centro de Belo Horizonte). O evento contará com debates, palestras, sessões de autógrafos, lançamentos. ações formativas, feira de quadrinhos e rodada de negócios.

Criado em 1999 para promover, valorizar e fazer crescer a cena de quadrinhos na capital mineira, o evento ganhou amplitude nacional principalmente pelo caráter de formação de profissionais. Gente que participa de seus cursos e oficinas acaba retornando algumas edições depois, já mostrando um trabalho profissional.

Nesta edição, são quatro oficinas gratuitas:

"Introdução ao jornalismo em quadrinhos", com Carol Ito, apresenta o dia a dia do jornalismo de HQ. Fala de referências contemporâneas e técnicas básicas de apuração e avaliação de trabalhos de roteiro e quadrinização.

"Desenho com bico de pena", com Ana Luiza Koehler, aborda a produção de ilustrações e narrativas gráficas usando como técnica principal caneta bico de pena e tinta, um método clássico que nunca sai de moda.

"Criação de personagens" é uma oficina que será conduzida por Ilustralu (Luiza de Souza, vencedora de Melhor Quadrinho no CCXP Awards 2022, com Arlindo). Ela ensina a construir desde o conceito até o design de personagens complexos.

"Palavra, imagem. ação: quadrinhos politizados e a relação palavra-imagem", com Kael Vitorelo, parte de um repertório diversificado de quadrinhos politizados para abordar qual a relação do quadrinista com a sociedade. Ele ensina linguagem de HQs e também mostra como criar seu próprio zine.

Cada oficina tem um número limitado de vagas. As inscrições podem ser feitas até o próximo sábado (30), preenchendo formulário neste link. Os selecionados serão acionados por e-mail e devem confirmar sua participação até o dia 02 de agosto.

[26/07/2022 10:00:00]