Lista dos Mais Vendidos do PublishNews confirma tendência de alta
PublishNews, Thales de Menezes, 22/07/2022
Vendas crescem pela terceira semana seguida, com aumento nas cinco categorias avaliadas, e 'A hipótese do amor', da italiana Ali Hazelwood, estreante no levantamento anterior, chega ao primeiro lugar geral

Ali Hazelwood | © Divulgação
Ali Hazelwood | © Divulgação
A frase "em time que está ganhando não se mexe" é perfeitamente cabível no anúncio da Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews desta semana. Apenas dois novos títulos aparecem pela primeira vez na apuração, e as mudanças nos rankings são mínimas. A principal claro, é A hipótese do amor (Arqueiro), da italiana Ali Hazelwood [foto], que estreou na semana passada já em segundo lugar da lista Geral e agora alcança a liderança, derrubando do topo para a terceira posição É assim que acaba (Galera), de Colleen Hoover. O pódio tem Escravidão - Vol. 3 (Globo Livros), de Laurentino Gomes, no segundo lugar.

Além de o levantamento consolidar uma tendência de alta nas vendas, com a terceira semana seguida de elevação no total de títulos comercializados, as cinco categorias nas quais a lista é dividida apresentaram crescimento na semana.

Infantojuvenil se destaca, com 16% de aumento, assim como Ficção, que registra 14%. Não ficção aponta 7% de elevação, seguido de Autoajuda, com 6%. O desempenho mais discreto foi na categoria Negócios, que cresceu apenas 3%.

A estreia em Não ficção é A dúvida de Darwin (Alta Cult Editora), na qual Stephen C. Meyer fala de um ponto não elucidado em A origem das espécies, de Charles Darwin. Falta uma teoria que possa explicar a "explosão cambriana", evento no qual muitos animais apareceram repentinamente no registro fóssil sem ancestrais aparentes nas camadas anteriores de rocha. Essa extensa ampliação da vida animal num curto período permanece um mistério.

Em Ficção, a outra novidade da semana Leitura de verão (Verus), de Emily Henry. A trama tem um ponto de partida original. Augustus Everett é um aclamado autor de ficção. January Andrews escreve romances best-sellers. A diferença é que ela cria vários "felizes para sempre", e ele adora matar seus personagens. Ambos em momentos de bloqueio criativo e falência financeira, vão passar três meses em casas de praia vizinhas. Ali, a autora tem então muito campo para trabalhar a relação dos dois escritores.

No Ranking das Editoras, o Grupo Editorial Record lidera, com 15 obras aparecendo em todas as listas, desbancando a Companhia das Letras que cai para o segundo lugar, com 12 títulos, empatada com a Sextante. Na quarta posição está a Intrínseca, com oito obras

[22/07/2022 09:00:00]