Ana Cristina Cesar é homenageada em Petrópolis
PublishNews, Redação, 22/07/2022
Um dos grandes nomes da poesia marginal surgida nos anos 1970, a autora que se suicidou em 1983 é tema de oficinas literárias e debate dentro da programação do Festival Sesc de Inverno

Ana Cristina Cesar | © Divulgação
Ana Cristina Cesar | © Divulgação
Uma das principais vozes da poesia marginal dos anos 1970, a "geração mimeógrafo", Ana Cristina Cesar completaria 70 anos em 2022. A 20ª edição do Festival Sesc de Inverno promove neste domingo (24), às 16h, uma mesa de debates sobre a autora no Sesc Quitandinha, em Petrópolis (RJ).

Participam do encontro as escritoras e pesquisadoras Ana Rüsche, Carla Kinzo, Júlia de Carvalho Hansen e Heleine Fernandes. Elas devem abordar a biografia de Ana C., como era conhecida a poeta, e as influências da autora no trabalho delas. Poemas da homenageada, marcados pelo intimismo e pela coloquialidade, serão lidos pelas debatedoras.

Como parte das homenagens, no sábado (23), Ana Rüsche comandará uma oficina de escrita poética para mulheres às 10h. No mesmo horário, já no domingo (24), Júlia Hansen conduz uma oficina de poemas de amor.

A carioca Ana Cristina Cesar se formou em Letras pela PUC e fez mestrado em Comunicação na Federal do Rio. Trabalhou como tradutora e professora de português e inglês depois de um período de intercâmbio na Inglaterra. Por lá completou mestrado em Tradução Literária na Universidade de Essex, e no retorno ao Rio foi levada ao convívio com a geração de poetas marginais.

A teus pés, lançado originalmente em 1982 pela Brasiliense e hoje no catálogo da Companhia das Letras, é sua maior obra. Ela participou da antologia 26 poetas hoje, lançada em 1976 e considerada um marco da geração mimeógrafo, organizada por Heloísa Buarque de Holanda.

Ana Cristina Cesar morreu em 1983, aos 31 anos, ao cometer suicídio após longa convivência com a depressão.

As oficinas e o debate estão marcados para o Sesc Quitandinha, que fica na Avenida Joaquim Rolla 2, em Petrópolis (RJ). A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas no site do Festival Sesc de Inverno.

Tags: Debate, poemas, SESC
[22/07/2022 11:00:00]