Ficha Catalográfica do SNEL ainda mais segura
PublishNews, Redação, 15/07/2022
Novo método com verificação por meio de QR Code - que virá estampado à direita na ficha - pretende evitar fraudes e cópias e assegurar a originalidade do documento

O SNEL - Sindicato Nacional dos Editores de Livros criou um método para deixar a Ficha Catalográfica mais segura e evitar fraudes e cópias. O modelo pioneiro contará agora com verificação por meio de QR Code.

O SNEL elabora a Ficha Catalográfica para diferentes formatos de livros, tais como: impresso, e-book, ePub, áudio livro etc., além de edições diferentes de uma mesma obra. Para assegurar e garantir a certificação da Ficha Catalográfica, o Sindicato adota dois recursos de segurança. O primeiro é o QR Code, que virá estampado à direita na ficha, ao lado das informações de CDD e CDU. O segundo é um link reduzido, posicionado entre a identificação da bibliotecária e as datas de solicitação e emissão da ficha.

Dessa forma, a entidade garante a certificação e validação da Ficha Catalográfica, impedindo fraudes, cópias e assegurando a originalidade do documento. O serviço tem o objetivo de facilitar o controle bibliográfico e contribuir para a uniformização dos catálogos, além de auxiliar as editoras, bibliotecas e livrarias na divulgação da obra junto aos leitores.

Tags: Snel
[15/07/2022 09:00:00]