Historiador francês ministra curso presencial sobre o tema no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP, de 18 a 22 de julho

Roger Chartier | © Immonem Barros
Na próxima semana, de 18 a 22 de julho, o historiador francês Roger Chartier ministra curso presencial no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP (Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - São Paulo / SP). O curso é dedicado ao exame das transformações que passamos durante a pandemia, tanto para as localizar nas evoluções históricas anteriores a esse período quanto para propor as categorias intelectuais necessárias para sua compreensão. A premissa é de que não podemos voltar aos hábitos do mundo de "antes" sem perceber as mutações impostas pela pandemia.
Cada aula irá começar com uma das características do tempo da pandemia entendida como um evento, como um fenômeno global, como a digitalização da existência, uma tensão entre conhecimentos verdadeiros e falsificações e uma transformação de nossas representações e práticas.
Em cinco encontros, Chartier falará sobre: "Os tempos da história: acontecimento, conjunturas, longa duração"; "As histórias conectadas"; "A digitalização do mundo e as mutações históricas das práticas culturais"; "Conhecimento e fake news, a história entre verdade e ficção"; e "Experiências: representações e práticas".
Os interessados podem se inscrever clicando aqui.