O que o bom uso de metadados pode fazer pelo seu livro
PublishNews, Talita Facchini, 04/07/2022
Ronald Schild, CEO Global da MVB explicou no último dia da Convenção da ANL, a importância dos metadados e como eles podem ajudar nas vendas

Ronald Schild | © Nilson Hashizumi/ANL
Ronald Schild | © Nilson Hashizumi/ANL

No último dia da 30ª Convenção da ANL, Ronald Shild, CEO Global da MVB, falou ao público sobre a importância dos metadados e o que eles são capazes de fazer pelas vendas de livros.

Em um trabalho contínuo de fazer o mercado entender que dominar os metadados faz, sim, diferença, Ronald compartilhou cases de outros países. Na Alemanha, por exemplo, foi preciso entender porque os leitores estavam deixando de ir para as livrarias e a resposta era simples: geralmente, eles não sabem que tipo de livros querem e o bom uso dos metadados resolveria facilmente esse problema, além de ajudar os livreiros nas suas vendas. “É isso que os metadados fazem, organizam as obras para fazer com que os leitores não saiam da livraria sem comprar nada”, completou.

Ele compartilhou também exemplos de obras que sobem nas listas dos mais vendidos da Amazon em até 80% só com o bom uso dos metadados e alertou: “Vocês têm que ser rápidos em preencher as informações, porque podem perder venda enquanto o seu livro não consegue ser encontrado pelo leitor”.

Sobre dicas para os editores e livreiros brasileiros, Schild lembrou que muitas editoras já investem em pessoal especializado só para cuidar dos metadados e frisou que o bom uso das palavras-chave é essencial para o livro performar bem. “É preciso fazer um exercício e pensar de todas as maneiras que o leitor pensaria para comprar determinada obra”.

[04/07/2022 12:00:00]