Daniel Munduruku lança livro-manifesto em São Paulo
PublishNews, Redação, 29/06/2022
Em ‘Minha utopia selvagem’, autor defende o bem-viver e busca na cultura indígena respostas aos desafios sociais e ambientais enfrentados atualmente no país

Daniel Munduruku | © Divulgação
Daniel Munduruku | © Divulgação
O escritor e filósofo Daniel Munduruku lança nesta quarta-feira (29), na livraria paulistana Tapera Taperá, Minha utopia selvagem (Uka Editorial, 62 pp, R$ 62), definido pelo autor como um livro-manifesto.

Pertencente ao povo indígena Munduruku e autor de 56 livros publicados por diversas editoras, ele já ganhou dois prêmios Jabuti. O escritor defende um projeto baseado na esperança e no bem-viver.

Munduruku acredita que o resgate dos valores compartilhados pelos povos originários pode ajudar a encontrar saídas para a crise civilizatória que o Brasil enfrenta. Ele destaca a ideia de pertencimento e o senso de coletivismo, em contraposição ao individualismo dominante.

“Nasci em uma sociedade na qual as pessoas são educadas para se sentirem parte do todo, e onde a relação com a natureza é de convívio, e não de domínio. Os povos originários tem, também, uma outra percepção do tempo. Para os indígenas, o tempo não é linear, e isso os impede de desperdiçar a vida correndo atrás de riqueza e poder”, explica o autor.

O nome do livro é uma homenagem ao clássico Utopia selvagem, de Darcy Ribeiro (1922-1997), pensador que é uma das principais influências assumidas por Munduruku.

O lançamento de hoje começa às 18h. A livraria Tapera Taperá fica na Rua São Luís, 187, segundo andar, no centro de São Paulo. Minha utopia selvagem pode ser comprado online aqui.

[29/06/2022 11:00:00]