Confira a programação completa do InterLivro 2022
PublishNews, Thales de Menezes, 13/06/2022
O Encontro Internacional de Profissionais do Livro, realizado pelo PublishNews, chega à sua sexta edição, de 04 e 08 de julho, na Bienal, trazendo nomes como James Daunt, CEO da Barnes & Noble, e Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt


O Interlivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro, realizado pelo PublishNews, chega à sua sexta edição, programada entre 04 e 08 de julho, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. A programação faz parte do Papo de Mercado by MVB, espaço de discussões na Bienal. De volta ao formato presencial, o evento contará com nomes de expressão internacional e nacional. Alguns convidados estrangeiros devem atrair atenções de todos os interessados em descobrir os caminhos do mercado editorial.

São profissionais consagrados, sem exagero idolatrados no mercado, como muito a oferecer para essa discussão. Entre eles, James Daunt, CEO da Barnes & Noble; Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt; Margot Atwell, diretora da Feminist Press; Ronald Schild, CEO da MVB; e Karine Pansa, vice-presidente da International Publishers Association. A eles se somam destacados editores, livreiros e distribuidores que atuam no país, compondo assim um panorama global de valiosas lições.

Esta edição do InterLivro tem patrocínio de MVB, Amazon, Árvore e Tordesilhas, com apoio da CBL (Câmara Brasileira dom Livro) e #coisadelivreiro. Ainda dá tempo de patrocinar o InterLivro. [Informações: comercial@publishnews.com.br].

“O InterLivro, como qualquer evento que reúna grandes profissionais para refletir sobre determinado mercado, precisa ter a pretensão de funcionar como uma espécie de biruta. Ou seja, mostrar a direção dos ventos para os espectadores. Nesse sentido, estamos muito felizes por termos reunido tanta gente boa, como o Daunt, o Boos e a Margot, sem falar nos executivos e empresários brasileiros. É mais uma contribuição do PublishNews à tão essencial indústria livreira”, diz Ricardo Arcon, diretor-executivo do PN.

Os encontros, gratuitos, estão marcados para o Expo Center Norte, que abriga toda a Bienal, organizada por CBL e RX. Procedimentos de como se inscrever para estar na plateia serão divulgados em breve. Haverá transmissão on-line.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Segunda-feira (04/07)

10h: Abertura – Uma breve sessão de boas-vindas, com Ricardo Arcon (diretor-executivo do PublishNews), Vitor Tavares (presidente da CBL), Ricardo Perez (Country Manager Books na Amazon) e Ricardo Costa e Ronald Schild (CEOs Brasil e global da MVB).

10h55: Painel Seu livro, na lista dos mais vendidos: da concepção do produto à estratégia de vendas e marketing
Se existisse fórmula pronta para dar à luz um best-seller, teria mais gente dentro do que fora do restrito clube dos sucessos editoriais. No entanto, a recorrência de determinados (tipos de) livros e profissionais nas Listas dos Mais Vendidos é prova de que há, sim, modelos que aumentam as chances de se chegar lá. Quanto do êxito dos campeões de venda tem a ver ainda com a escolha e preparação do livro, e quanto, com o trabalho posterior ao lançamento? Qual o arsenal de marketing a ser utilizado? Uma vez na lista, como permanecer nela? Ao acompanhar as reflexões na esteira dessas e de outras questões, o espectador do painel compreenderá melhor a dinâmica que envolve os livros mais comercializados do Brasil.
Convidados: Marcial Conte Jr. (Citadel), editor e tradutor de Mais Esperto que o Diabo, top 1 da lista PN em 2021; Everson Chaves, gerente de marketing da Record; Luciana Borges, diretora comercial da Companhia das Letras
Apresentação/mediação: Eduardo Cunha, diretor de negócios da Yandeh/Bookinfo, empresa de tecnologia que fornece a base para aa lista da Veja e parte da lista do PublishNews

Terça-feira (05/07)
10h: Painel ProtagonistAs: o papel decisivo das mulheres na evolução de uma indústria tradicionalmente dominada por homens
Conectando experiências de profissionais admiradas, à luz das transformações em curso na sociedade no que se refere a questões de gênero, este painel debate o papel decisivo das mulheres para a evolução de uma indústria tradicionalmente dominada por homens. Mais do que trazer à tona disparidades vistas no passado e no presente, o objetivo é apontar para um futuro em que vigore justa distribuição de oportunidades e reconhecimentos.
Convidadas: Karine Pansa (vice-presidente da International Publishers Association); Rosely Boschini (CEO da Ed. Gente); Ketty Valencio (proprietária da Livraria Africanidades); Camila Cabete (Head de Conteúdo da Árvore)
Mediação: Talita Facchini (repórter do PublishNews)

11h30: ProtagonistAs estrangeiras – Entrevista gravada, em vídeo
Talita Facchini entrevista as autoras Torrey Peters (Destransição, Baby) e Laura Taylor Namey (Uma garota cubana, chás e amanhãs). Entrevistas gravadas, em vídeo.

Quarta-feira (06/07)
10h: Painel Como salvar sua livraria, por James Daunt, CEO da Barnes & Noble
Um dos mais aguardados painéis do InterLivro 2022, “Como salvar sua livraria” mergulha no pensamento de James Daunt, o livreiro que salvou da falência a maior rede de livrarias da Grã-Bretanha e hoje dá providencial impulso à maior dos EUA: respectivamente, Waterstones e Barnes & Noble (da qual é CEO desde 2019). Recentemente, reportagem do New York Times mostrou que parte da estratégia de Daunt como “executivo-salvador” se concentra em dois aspectos: dar autonomia a gerentes de lojas para que decidam o que comprar com base nas vendas e gostos locais; e concentrar esforços na venda de livros, e não de outros produtos. O que terá ele a ensinar aos colegas brasileiros?
Daunt foi entrevistado pelo editor-chefe do PublishNews, Thales de Menezes. Entrevista gravada, em vídeo.

10h40: Alexandre Martins Fontes (Martins Fontes); Rui Campos (sócio-fundador da Travessa); Solange Mazia (consultora empresarial, gestora da A Eólica Bookbar e ex-proprietária de loja da rede Nobel) comentam a entrevista e contam suas experiências como livreiros.
Mediação: Thales de Menezes

Quinta (07/07)
10h: Painel O futuro da indústria do livro, por Juergen Boos, presidente da Feira do Livro de Frankfurt, e Margot Atwell, editora da Feminist Press
Em entrevista à repórter Talita Facchini, Juergen Boos e Margot Atwell falam sobre desafios, tendências e oportunidades do mercado editorial global. Na pauta, entre outros assuntos, o retorno presencial do maior evento literário do mundo, a missão de dar voz a grupos e indivíduos marginalizados, e os novos caminhos que as empresas devem percorrer para aumentar sua receita.

10h45: Bruno Mendes (sócio do PN e CEO do #coisadelivreiro) e Ricardo Costa (CEO da MVB Brasil) comentam a entrevista de Boos e Atwell e expõem suas visões sobre o futuro da indústria.

11h05: Painel Como o varejo-online, o e-book e o audiobook podem colaborar para o desenvolvimento do mercado do livro como um todo
Em meio a lamúrias, aplausos e uma torrente de questionamentos pertinentes, a caravana digital passa. Comprar livro pela internet, ouvir pelo celular a narração de um best-seller e ler usando dispositivo eletrônico, por exemplo, já são hábitos incorporados à vida moderna. Se é inútil conspirar contra o avanço da tecnologia e a quebra de paradigmas, parece razoável buscar denominadores comuns entre o “velho” e o “novo”. À mesa, três executivos inseridos no ecossistema digital contam de que maneira o varejo-online, o e-book e o audiobook podem colaborar para o desenvolvimento do mercado livreiro como um todo.
Convidados: André Palme (Country Manager da Storytel no Brasil), Ricardo Perez (Country Manager Books, Amazon Brasil) e Rodrigo Meinberg (CEO do Skeelo)
Mediação: Camila Cabete (Head de Conteúdo da Árvore)

Sexta-feira (08)
10h: Painel Bem-vindo aos clubes de assinatura: o que aprender com a TAG, Wine e Flower Club
Os números cada vez mais expressivos ostentados pelos clubes de assinatura no Brasil têm colocado o setor sob os holofotes do mundo dos negócios – o que se intensificou durante a pandemia. Se, por um lado, há considerável espaço para crescimento, por outro, o mercado é implacável com aventureiros e empresas que não primam pela qualidade de seus produtos e serviços. Como fidelizar o cliente? Como tornar o que se vende algo indispensável para o consumidor? Como entregar não somente o palpável, mas sensações, experiências? São questões-chave a permear o painel, uma aula para quem trabalha com livro.
Convidados: Marcelo D'Arienzo (CEO da Wine), Gustavo Lembert (CEO da TAG) e Victor Campos (CEO do Flower Club)
Mediação: Bruno Mendes

11h10: Painel A distribuição de livros no Brasil pós-covid: desafios e oportunidades
Engrenagem fundamental da cadeia do livro, as distribuidoras foram especialmente impactadas pelo isolamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Os desafios impostos por esse período se somaram a um histórico de conhecidos obstáculos e mudanças no setor, como a distribuição feita pelas próprias editoras, a debacle de grandes livrarias, o crescimento do comércio eletrônico, margens de lucro apertadas, gargalos na infraestrutura do país e o custo do combustível. Experientes e donos de perfis e visões complementares, Joana, Wendel e Raphael conversam sobre as dores e as delícias da distribuição, analisando tanto o ambiente físico quanto o digital, e destacando a importância das distribuidoras para a disseminação da leitura.
Convidados: Joana de Conti (Head Of Account Management da Bookwire Brasil), Wendel Almeida (Head de Estratégia da Catavento Distribuidora de Livros) e Raphael Bispo (gerente comercial da Distribuidora Loyola)
Mediação: Talita Facchini

[13/06/2022 12:00:00]