Prêmio Jabuti 2022 adota grafite como marca visual
PublishNews, Redação, 03/06/2022
Representantes da arte urbana das cinco regiões do país foram escolhidos para imprimir seu estilo em todas as peças gráficas relacionadas ao prêmio, inclusive no palco da cerimônia presencial de entrega, que será em novembro

O grafiteiro Ciro Schu - Thiago Diel | © Divulgação
O grafiteiro Ciro Schu - Thiago Diel | © Divulgação
O Prêmio Jabuti 2022 – agora na fase de avaliação das obras inscritas na disputa – adotou nesta que é a sua 64ª edição, o grafite como marca visual do evento. Na escolha dessa arte urbana, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) insere também uma celebração do Centenário da semana de arte Moderna de São Paulo.

Foram escolhidos seis grafiteiros, cada um representando uma das regiões do país. Pelo sudeste, o representante é Ciro Schu, artista com obras bem grandes espalhadas pela cidade de São Paulo, como o Museu Aberto de Arte Urbana, em grandes desenhos na lateral de prédios junto ao Minhocão [foto].

Os outros representantes são Raiz Campos, do Amazonas (Norte), os cearenses Teresa de Quinta e Robézio, do Acidum Project (Nordeste), o gaúcho Marcelo Pax (Sul) e Rafael Jonnier, de Cuiabá (Centro-Oeste).

Ciro Schu aposta numa participação dos artistas muito maior do que criar apenas peças gráficas. "A identidade visual vai inspirar a decoração do evento de premiação. Penso em reunir esse grupo de grafiteiros aqui em São Paulo para pintar junto, criando uma intervenção na véspera da entrega do prêmio Jabuti”, revela o artista.

Maior premiação destinada a obras literárias no Brasil, em 20 categorias, o Jabuti terá cerimônia de premiação presencial em novembro, em data e local a serem anunciados.

[03/06/2022 11:00:00]