Paulo Vitale retrata 50 drag queens da cena paulistana
PublishNews, Redação, 03/06/2022
Fotógrafo lança neste sábado mais um livro de seu projeto autoral de retratos, com 50 drag queens fotografadas com e sem suas caraterizações, que, segundo Vitale, são um escudo para a timidez da maioria delas

Um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, com trabalhos publicados em mais de 100 capas nas principais revistas do mercado nacional, Paulo Vitale desenvolve um projeto autoral de retratos, que repercute cada vez mais. Ele lança em São Paulo, neste sábado (04), Drags, publicado pela Editora Brasileira. Este livro sucede Feito no Brasil (2018), com 50 retratos de personalidades relevantes da sociedade, e Feito no Sumaré (2020), que conta a história do bairro paulistano do Sumaré por meio de retratos de moradores.

O novo livro reúne fotos de 50 drag queens, entre veteranas da cena paulistana desde os anos 1980 até artistas ainda no começo de suas carreiras. Os nomes das drag queens são tão exuberantes quanto seus visuais. Silvetty Montilla, Márcia Pantera, Danny Cowltt, Salete Campari, Lysa Bombom e Tchaka são bons exemplos.

O fotógrafo considera essa manifestação artística “visceral e libertadora”. “Convidei drag queens de vários nichos, amadoras e profissionais, famosas e anônimas, ícones e iniciantes. Meu intuito foi explorar a magia única de cada caracterização”, relata Vitale.

O livro traz fotos que mostram as artistas com e sem suas caracterizações. E o fotógrafo justifica essa opção: “Descobri que a grande maioria é tímida e reservada, e usa a caracterização como uma roupa de super-heroína, um escudo protetor”.

O lançamento será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073 - São Paulo / SP), das 18h às 22h. O livro custa R$ 99,90.

[03/06/2022 09:00:00]