Sesc Carmo oferece curso sobre escritoras africanas
PublishNews, Redação, 23/05/2022
Hoje é o último dia para se inscrever no curso 'Quatro romances, quatro autoras: as muitas Áfricas inscritas no feminino', com Providence Bampoky, sempre às terças, começando amanhã (24)

Maria Firmina dos Reis (1822-1917), primeira escritora de romances no Brasil, é homenageada no projeto promovido pelo Sesc Carmo "Sobre Marias e Firminas: escritas de mulheres negras". aA proposta é discutir o legado dessa autora que, em 1859, ainda no período da escravidão, escreveu Úrsula, seu livro de maior destaque.

Dentro dessa programação, hoje é o último dia para a inscrição no curso "Quatro romances, quatro escritoras: as muitas Áfricas inscritas no feminino." A professora Providence Bampoky comandará quatro aulas, sempre às terças-eiras, com o objetivo de criar uma comunidade de leitores interessados em conhecer a história e a cultura africanas.

Em cada um dos encontros, ela discutirá uma obra de escritora africana, fazendo uma breve apresentação da autora relacionando suas vivências com suas personagens femininas.

Este é o calendário das aulas, com suas obras e autoras:

24/05 - Mutilada, de Khady Koita;

31/05 - Fique comigo, de Ayòbámi Adébáyò;

07/06 - A mulher de pés descalços, Scholastique Mukasonga;

14/06 - O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane.

Providence Bampoky é doutoranda em Teoria e História Literária na Unicamp e integrante do projeto "África na literatura", da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

As aulas ocupam o horário das 17h às 19h, no quarto andar do Sesc Carmo (Rua do Carmo 147, próximo à Praça da Sé - São Paulo / SP) e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site.

[23/05/2022 09:00:00]